Geral

Proibição da queima da cana deve ficar para 2011



Proibição da queima da cana deve ficar para 2011
Usineiros convenceram Chico Albuquerque, autor do projeto, que considerou a argumentação “razoável”. Ele deve apresentar emenda ao próprio texto

O vereador Francisco Affonso de Albuquerque (PSB) autor do projeto de Lei que proíbe a queima da cana-de-açúcar no município de Fernandópolis, poderá nem ir a apreciação do plenário na sessão da próxima terça-feira, 15 – ou, se for, provavelmente será com uma emenda modificativa.

Representantes da Usina Alcoeste convenceram o vereador que a mudança abrupta na legislação poderá representar o desemprego para cerca de 1500 pessoas. Além disso, a aquisição de maquinário agrícola, que é feita sob encomenda, não aconteceria em tempo hábil para a atual safra.

A proposta apresentada pelos usineiros foi que se fizesse uma emenda ao texto para estabelecer prazo fatal para alteração no ano 2011. Uma lei estadual dispõe que essa alteração, de qualquer maneira, terá que ocorrer até 2021.

Alguns vereadores se reuniram com o presidente da Alcoeste, Titosi Uehara, e concluíram que a proposta da usina é “razoável”.

Alaor Pereira Marques e Warley Campanha de Araújo, ambos do DEM, já disseram que votariam contra o projeto de Albuquerque, se ele fosse apresentado com o texto inicial.