Educação

“Projeto Acolher” reúne profissionais da educação municipal



“Projeto Acolher” reúne profissionais da educação municipal

A ação desenvolvida por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Fernandópolis e o Grupo de Psicólogos Voluntários Fundação Educacional de Fernandópolis está em desenvolvimento o “Projeto Acolher” que reúne professores, assessores, diretores e colaboradores da rede municipal.

“O ‘Projeto Acolher’ está para a Secretaria Municipal de Educação como um suporte para contribuir com o cuidar emocional de nossos profissionais que possam ter nos últimos meses passado por situações de vulnerabilidade frente a pandemia. Mesmo quem não tenha sido diretamente afetado tem contato com inúmeros indivíduos de seu círculo de amizade que tiveram o resultado positivo, desestabilizando emocionalmente, essas pessoas. Não podemos deixar de agradecer imensamente a cada um dos profissionais e a todos os inscritos e participantes no referido projeto, em especial aos seus idealizadores Washington e a Rádila” disse o secretário Municipal de Educação, Carlos Cabral.

A realização das atividades acontece por meio de grupos de psicoeducativos on-line, com uma hora semanal, abordando temas relacionados à saúde mental em tempos de pandemia. As intervenções psicológicas são dinâmicas, focadas nos estressores relacionados à doença ou nas dificuldades de adaptação às restrições do período. Durante as atividades, o grupo de pessoas compartilha angústias e pensamentos, descobrindo novas formas de lidar com o sofrimento, receber apoio e apoiar os que viveram situações semelhantes.