Geral

Projeto “Cidadão do Futuro” assiste 180 jovens em Guarani D’Oeste



Projeto “Cidadão do Futuro” assiste 180 jovens em Guarani D’Oeste
Quando assumiu a prefeitura de Guarani d’Oeste, em janeiro de 2005, Marco Caboclo (PT) queria fazer um trabalho voltado para o social.

Dessa vontade, aliada a parcerias com os setores público e privado, nasceu o projeto “Cidadão do Futuro”, um trabalho sócio-educativo que trabalha com crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade.

O primeiro passo foi estabelecer o espaço físico onde essas atividades se concentrariam. O “Clube Comunitário Marechal Rondon”, situado próximo à Prefeitura, estava desativado. Caboclo adaptou o prédio, fez melhorias, como forro e pintura, ampliou a cozinha e adequou-o ao projeto.

O “Cidadão do Futuro” realiza oficinas canalizadas para o esporte, as artes e a cultura em geral – assim, de segunda a sexta, os garotos inscritos desenvolvem seus talentos no futebol, na pintura, teatro, dança, artesanato, fanfarra, aulas de viola e violão, bem como na busca para resgatar a catira (uma manifestação cultural da região) e tendo também aulas de informática.

Segundo a coordenadora do projeto, Márcia Machado Felício dos Reis, os 180 jovens recebem alimentação na cozinha do projeto, com produtos de qualidade, boa parte deles vindos da horta municipal.

A prefeitura, no mesmo espaço, atende ainda aos idosos e dá vez ao projeto “Vida Sóbria”, com pessoas que são recuperadas do vício do alcoolismo. Estes fazem refeições no “Cidadão do Futuro” e também estão enquadrados num projeto de re-inclusão social comandado pela 1ª Dama do município, Claudiney Ribeiro Caboclo.