Quando assumiu a prefeitura de Guarani dOeste, em janeiro de 2005, Marco Caboclo (PT) queria fazer um trabalho voltado para o social.
Dessa vontade, aliada a parcerias com os setores público e privado, nasceu o projeto Cidadão do Futuro, um trabalho sócio-educativo que trabalha com crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade.
O primeiro passo foi estabelecer o espaço físico onde essas atividades se concentrariam. O Clube Comunitário Marechal Rondon, situado próximo à Prefeitura, estava desativado. Caboclo adaptou o prédio, fez melhorias, como forro e pintura, ampliou a cozinha e adequou-o ao projeto.
O Cidadão do Futuro realiza oficinas canalizadas para o esporte, as artes e a cultura em geral assim, de segunda a sexta, os garotos inscritos desenvolvem seus talentos no futebol, na pintura, teatro, dança, artesanato, fanfarra, aulas de viola e violão, bem como na busca para resgatar a catira (uma manifestação cultural da região) e tendo também aulas de informática.
Segundo a coordenadora do projeto, Márcia Machado Felício dos Reis, os 180 jovens recebem alimentação na cozinha do projeto, com produtos de qualidade, boa parte deles vindos da horta municipal.
A prefeitura, no mesmo espaço, atende ainda aos idosos e dá vez ao projeto Vida Sóbria, com pessoas que são recuperadas do vício do alcoolismo. Estes fazem refeições no Cidadão do Futuro e também estão enquadrados num projeto de re-inclusão social comandado pela 1ª Dama do município, Claudiney Ribeiro Caboclo.