Geral

Projeto Luz Azul abre programação no mês Conscientização do Autismo



Projeto Luz Azul abre  programação no mês Conscientização do Autismo

Terça-feira, 2 de abril, é Dia Mundial de Conscientização do Autismo.  Em Fernandópolis, o projeto Luz Azul preparou uma programação para todo o mês de abril.

As ações contam com diversos parceiros e têm como proposta mobilizar a população sobre a data e promover ações comemorativas com a presença de pessoas autistas e seus familiares.

Com o tema “Valorize as Capacidades e Respeite os Limites”, a campanha destaca a importância de reconhecer e respeitar as habilidades e as particularidades de pessoas com transtorno do espectro do autismo, ressaltando a importância de compreender e respeitar os limites de cada um, promovendo um ambiente inclusivo, acessível e acolhedor.

A campanha deste ano é uma resposta à necessidade de abordar o autismo sob uma perspectiva mais integral e positiva, destacando que a neurodiversidade é uma parte valiosa da sociedade.

O tema reflete um movimento crescente de conscientização e inclusão social em todos os aspectos da vida. Em um mundo onde as diferenças muitas vezes são vistas como barreiras, essa campanha busca enfatizar que cada pessoa autista possui um conjunto de habilidades e interesses que merecem ser reconhecidos e estimulados, afirma a coordenadora do ‘Luz Azul’, Ana Albuquerque.  

O programa será aberto no sábado com o 1° passeio das famílias do ‘Luz Azul’ no Shopping Fernandópolis. As crianças vão participar de brincadeiras, assistirem a uma sessão de vídeo com cinema adaptado, passear e tomar um lanche juntos.

As atividades seguirão no dia 13 com palestras no auditório da Universidade Brasil. No dia 20 será na FEF.

A ação termina no dia 2 7 com a 3ª Caminhada do Amor’ com bexigas azuis, às 9h, saindo da praça central.

PALESTRA

A Apae de Fernandópolis realiza nesta terça-feira, 2, palestra sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo com o psicólogo Washington Pissuto, que tratará do tema “Inclusão social da pessoa com transtorno do espectro autista”; e a média psiquiatra Rafaela Corgozinho que tratará do “diagnóstico precoce no autismo”. A palestra acontece nesta terça-feira, 9 horas no auditório da Apae de Fernandópolis.

PROGRAMA

06/04 - 1° passeio das famílias do ‘Luz Azul’ no Shopping Fernandópolis. As crianças vão participar de brincadeiras, assistirem a uma sessão de vídeo com cinema adaptado, passear e tomar um lanche juntos.

13/04 - Circuito de Palestras- Auditório Universidade Brasil
Início às 9h - evento Acadêmico e de Capacitação Autismo
Palestra: Políticas Públicas e Direito dos Autistas. Presença da Associação ‘Além do Olhar’ - de famílias de autistas de MG.
Às 10h - palestra “As manifestações Clínicas no Transtorno do Espectro do Autismo” - palestrante: Dra. Regina Albuquerque, médica neurologista infantil. (Serão abordados tema como o ingresso na área de ABA ao TEA, como  funciona a formação e a capacitação para atuar na área, sobre a importância de profissionais de outras áreas terem um conhecimento sobre análise do comportamento aplicada para potencializar a efetividade das intervenções por conta da consistência e como funciona a atuação ambulatorial da psicologia.
*11h - palestra “A análise do comportamento aplicada (ABA) na prática clínica e o funcionamento da atuação ambulatorial na psicologia” - palestrante:  Mateus Dalkirane - psicólogo e especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
*19h30 - Local: FEIRA DAS ARTES - Barzinho Kids CRIAJUNTO CRIACANTANDO /APADAF Apresentação/música/exposição de pinturas dos autistas de Fernandópolis da Associação de Deficientes Auditivos de Fernandópolis. Show dos Autistas CRIACANTANDO/AMOSTRA ARTÍSTICA TEA 

20/04 - Palestra com o GETEA, às 9h no a Auditório da FEF. Tema: “O papel do educador na educação inclusiva “. Das 9h às 11h - oficina para as crianças.

27/04 - ‘3ª Caminhada do Amor’ com bexigas azuis, às 9h, saindo da praça central (matriz) e encerrando a programação festiva do Luz Azul.