Terça-feira, 2 de abril, é Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em Fernandópolis, o projeto Luz Azul preparou uma programação para todo o mês de abril.
As ações contam com diversos parceiros e têm como proposta mobilizar a população sobre a data e promover ações comemorativas com a presença de pessoas autistas e seus familiares.
Com o tema “Valorize as Capacidades e Respeite os Limites”, a campanha destaca a importância de reconhecer e respeitar as habilidades e as particularidades de pessoas com transtorno do espectro do autismo, ressaltando a importância de compreender e respeitar os limites de cada um, promovendo um ambiente inclusivo, acessível e acolhedor.
A campanha deste ano é uma resposta à necessidade de abordar o autismo sob uma perspectiva mais integral e positiva, destacando que a neurodiversidade é uma parte valiosa da sociedade.
O tema reflete um movimento crescente de conscientização e inclusão social em todos os aspectos da vida. Em um mundo onde as diferenças muitas vezes são vistas como barreiras, essa campanha busca enfatizar que cada pessoa autista possui um conjunto de habilidades e interesses que merecem ser reconhecidos e estimulados, afirma a coordenadora do ‘Luz Azul’, Ana Albuquerque.
O programa será aberto no sábado com o 1° passeio das famílias do ‘Luz Azul’ no Shopping Fernandópolis. As crianças vão participar de brincadeiras, assistirem a uma sessão de vídeo com cinema adaptado, passear e tomar um lanche juntos.
As atividades seguirão no dia 13 com palestras no auditório da Universidade Brasil. No dia 20 será na FEF.
A ação termina no dia 2 7 com a 3ª Caminhada do Amor’ com bexigas azuis, às 9h, saindo da praça central.
PALESTRA
A Apae de Fernandópolis realiza nesta terça-feira, 2, palestra sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo com o psicólogo Washington Pissuto, que tratará do tema “Inclusão social da pessoa com transtorno do espectro autista”; e a média psiquiatra Rafaela Corgozinho que tratará do “diagnóstico precoce no autismo”. A palestra acontece nesta terça-feira, 9 horas no auditório da Apae de Fernandópolis.