Geral

Projeto “Sentinela Digital” vai ganhar mais 12 câmeras em vias públicas



Projeto “Sentinela Digital” vai ganhar mais 12 câmeras em vias públicas

O sistema de vídeo monitoramento de Fernandópolis será ampliado com a injeção de R$ 240 mil reais liberados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Mais 12 câmeras serão instaladas em pontos estratégicos da cidade para reforçar o projeto “Sentinela Digital” inaugurado em abril do ano passado, com uma central de monitoramento instalada no junto ao Copom - Centro de Operações da Polícia Militar. 
Na terça-feira, 3, a Câmara aprovou projeto autorizando a abertura de crédito para a prefeitura abrir a concorrência para compra dos novos equipamentos. 
De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Ederson José da Silva, a prefeitura vai adquirir 10 novas câmeras inteligentes para leitura de placas de veículos, semelhantes as que já operam nas principais entradas e saídas da cidade, e mais duas modelos speed dome, como as instaladas na Praça Fernando Jacob e na Rua Brasil, esquina com a Amadeu Bizelli, com vigilância em 360º aproximando ou afastando de objetos.
“Essas novas câmeras vão ampliar a área de monitoramento da cidade trazendo ainda maior segurança para a população. Elas serão instaladas em pontos estratégicos definidos pelas polícias Militar e Civil”, explicou o secretário. 
O sistema de monitoramento da cidade foi inaugurado em abril do ano passado e nasceu de um projeto encampado pela Associação de Amigos de Fernandópolis, com participação de empresários da cidade que possibilitou a implantação de oito câmeras e de uma central de monitoramento na sede do 16º Batalhão da Polícia Militar. 
Além do monitoramento das principais vias, entradas e saídas da cidade, as câmeras inteligentes atuam no reconhecimento de placas de veículos furtados ou roubados, emitindo assim um sinal sonoro de alerta no sistema permitindo que a Polícia Militar destaque imediatamente uma unidade para o interceptar. O sistema não é utilizado para aplicação de multas. 
As câmeras ainda armazenam os dados 24 horas podendo ser utilizadas pela Polícia Civil para a elucidação de crimes e provas na fase final de inquéritos policiais.  
“O que já está em operação produziu bons resultados. Foi muito positivo e por isso vamos investir na ampliação do sistema”, comentou Ederson. 
O crédito de R$ 240 mil foi repassado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, com a finalidade de ampliar o sistema de monitoramento. Para operar o sistema, a prefeitura precisou criar na cidade o PMAEM – Programa Municipal de Monitoramento de Áreas Públicas Estratégicas do Município de Fernandópolis.