Geral

Projetos da ACIF são destaques nacionais



A Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis comemorou na manhã desta sexta-feira, dia 13 de julho, o Dia do Comerciante (que oficialmente é no próximo 16 de julho). Um tradicional café da manhã na sala de convenções da entidade reuniu cerca de 150 empresários e autoridades locais.
Um dos motivos de comemoração para a ACIF foi o reconhecimento de projetos da entidade como destaque no Estado de São Paulo e no Brasil. A Revista Empreender, uma publicação da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) destacou dois núcleos do Programa Empreender fernandopolense como destaques no Estado. O programa é uma parceria entre ACIF, Sebrae-SP e Facesp.
Na área de tecnologia, o GETEF (Grupo de Empresas de Tecnologia de Fernandópolis) foi citado pela revista como viabilizador de qualificação de mão-de-obra especializada e de fidelização da clientela na cidade por meio das atividades desenvolvidas. Já o NURA (Núcleo de Reparadores Automotivos), integra o projeto regional do Empreender, que junto a mais seis cidades tem fortalecido as empresas do setor e promovido importantes eventos como inspeções veiculares preventivas. O empresário Obadias Evangelista do Amaral, membro do NURA e coordenador do Núcleo Regional, foi convidado para representar o Estado de São Paulo em uma reunião nacional de empresários do Empreender, que acontecerá em Brasília, em setembro.
Já a Revista Resultado, uma publicação da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) e da CBMAE (Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial) salientou o avanço nas negociações para a instalação de uma Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem em Fernandópolis, como projeto modelo em parceria com o Sebrae-SP. A Câmara tem como objetivo dar mais agilidade nos processos judiciais que envolvam conflitos no âmbito empresarial.
Durante o café da manhã, o presidente da ACIF, Carlos Takeo Sugui, lembrou a força do comércio local, tanto no emprego de trabalhadores como na elaboração de projetos para o desenvolvimento da cidade. “E estamos crescendo. De acordo com pesquisa do Sebrae, de 2000 a 2004, Fernandópolis teve um crescimento de 30% no número de micros e pequenas empresas, o que nos deu o quinto lugar em crescimento no Estado, onde a média foi de 22,6%”, lembrou Sugui em seu discurso.
Segundo dados da mesma pesquisa, Fernandópolis conta com um total de 4.247 micros e pequenas empresas, das quais 2.102 atuam no comércio.
No evento, foi anunciada uma parceria entre a ACIF e a Unicastelo para um pesquisa que deverá fazer o diagnóstico econômico da cidade, inclusive apontando os setores de maior concentração de empresas e aqueles em que ainda há espaço para abertura de novos negócios.