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Publicidade, a alma do negócio



Publicidade, a alma do negócio
Elisandréia Dias, CEO da Pró-Mídia, especialista em Comunicação Pública e Privada e fundadora do Canal “Comunicação Transforma

Dizem que a publicidade é a alma do negócio. Mas apesar das provas de que esse ditado é verídico, são muitos os empresários que ainda acreditam que a verba destinada a publicidade é um desperdício ao invés de investimento no fortalecimento da marca ou divulgação de um determinado produto. Talvez, essa seja a razão para qual tantas marcas e produtos permaneçam durante anos no mercado sem uma identidade própria.
Mas, como em toda regra há uma exceção, é importante ressaltar que tem empresários e até mesmo pequenos empreendedores que levam essa questão muito a sério. Por isso, quando eles mesmos não são, contratam um profissional de Mídia, o cara, que pelo menos em tese, fará o negócio decolar por meio do marketing estratégico.
A professora universitária e empreendedora, Elisandréia Dias, CEO da Pró-Mídia, destaca a importância do marketing em tempos de concorrência cada vez mais acirrada como esses em que os mercados tradicionais têm que competir com os novos modelos de negócio e constante migração virtual. A pandemia do coronavírus está impondo uma nova realidade. 
“O fato é que se a sua empresa ou negócio ainda não investe em estratégias de inovação em comunicação e marketing, já está na hora de olhar com mais atenção para o seu mercado que está cada dia mais complexo e competitivo, só assim estará preparado para o futuro.  Fechando o raciocino sobre a importância do Mídia, esse papel vai além de networking, tem a ver com conectar à inovação, à colaboração e à criatividade com o propósito de desconstruir velhos paradigmas e conectar novas ideias, pessoas e oportunidades para quem vende e quem compra” destacou Elisandréia. 
Com especialização em Comunicação Pública e Privada, CEO na agência Pró Mídia Comunicação e fundadora do Canal “Comunicação Transforma”, ela vê no profissional de Mídia a melhor alternativa para as empresas que querem se destacar no mercado.
“Daí entra em ação o Mídia, entender para oferecer os melhores meios que influenciem comportamentos e percepções. É dever do “novo Mídia” conhecer os tipos e seus usos, só assim é possível criar um planejamento efetivo e de qualidade para o cliente. Entre eles a mídia off-line que também é chamada de tradicional, por ser a primeira utilizada ao longo do tempo e todos os meios que não adotam a internet (embora não signifique que não usem a tecnologia).  A versão digital que está relacionada à conexão e ao uso amplo da tecnologia e cada vez mais utilizada atualmente, já que estamos em plena era de transformações digitais.  Temos também a mídia externa que costuma impactar as pessoas em ambientes públicos — por isso é conhecida como media out of home (MOOH). A Orgânica que envolve esforços estratégicos, mas não paga para ter alcance. E por último a mídia paga ou patrocinada que envolve o investimento na veiculação da mensagem”, explicou. 

O Mídia

O Mídia
Campanha do Café Buriteco — Óculos de Xícaras

O Mídia é um conhecedor dos hábitos e dos costumes dos consumidores, dos mercados que cada cliente atua e sabe utilizar da melhor maneira possível os meios de comunicação a partir da estratégia por ele definida. Tudo isso é necessário para divulgar uma campanha de forma que o público-alvo seja alcançado e traga os resultados esperados. Isso significa que o profissional de mídia precisa conhecer bem as ferramentas existentes no mercado e saber como usá-las da melhor maneira possível.
Mas, como em toda profissão ou área de atuação só conhecimento não basta, Elisandréia destaca a importância da produção de conteúdo de qualidade para facilitar a execução do planejamento operacional. Para ela, o conteúdo é decisivo porque é ele quem define os resultados.
“Um detalhe importante e decisivo, o conteúdo. Sim, ele define resultados. Não basta escolher a mídia certa se o conteúdo não for adequado para aquele ambiente. Falar nas redes sociais não é o mesmo que criar uma peça de outdoor ou um anúncio na TV. É preciso considerar a adaptação e a integração completa entre ferramentas. Além disso, a mensagem deve ser bem planejada em termos dos objetivos e das expectativas de promoção. Assim, apesar de serem elementos diferentes, eles podem ser integrados para que sigam rumo ao mesmo objetivo”, ressaltou.
Para Elisandréia, a importância do Mídia, vai além de networking, tem a ver com conectar à inovação, à colaboração e à criatividade com o propósito de desconstruir velhos paradigmas e conectar novas ideias, pessoas e oportunidades para quem vende e para quem compra.

Mídia Online

Mídia Online
Taco Bell e os filtros no Snapchat

Na era da internet, não estar no ambiente virtual significa na maioria das vezes, não estar em lugar algum. O ambiente de mídia online está ganhando cada vez mais destaque comercial nos últimos anos. Mas quando se tratando de divulgação, é importante não deixar de lado os canais offline, uma vez que o mercado sinaliza a manutenção do espaço ocupado pelas mídias tradicionais.
“As pessoas estão pesquisando online antes de decidirem assistir ou comprar alguma coisa. Se aplicarmos isso a todas as outras mídias teremos o novo cenário da indústria da comunicação hoje. O agente comunicador que não pensar em uma estratégia ampla que envolva as características do mundo online vai ficar obsoleto e redundante” comentou Elisandréia.

Exemplos de Campanhas

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A solução, então, é escolher a mídia certa. E é aí que entra o papel de um Mídia. Um bom plano de mídia evita gastos desnecessários com mídias que para sua marca não são tão relevantes. E também vai indicar quais são as mídias essenciais para divulgação da sua campanha.
“Como CEO de uma agência de Comunicação e consultora da área há mais de 10 anos, afirmo, categoricamente, que é indispensável compreender como cada uma delas funcionam, quais são as principais qualidades e os resultados que elas oferecem. É isso que traz maior mobilidade nas campanhas publicitárias e de marketing”, concluiu.