Cultura

Pula fogueira iá iá...



Pula fogueira iá iá...

Está oficialmente aberta a temporada da quadrilha, do vestido de chita, das bandeirinhas, bandeirolas, calça remendada, frango assado, quentão e bolo de fubá. Sim! As tradicionais festas juninas e quermesses já começaram e prometem movimentar a cidade.
Uma das primeiras da temporada irá acontecer hoje, 04, no Salão do Centro Pastoral da Aparecida, e será em prol do Parque Residencial São Vicente de Paulo. A Quermesse Beneficente terá entrada gratuita. “Foram colocados à venda 350 frangos assados, que estão praticamente esgotados”, revela Onivaldo Iselli, um dos organizadores do evento. Também estará disponível no cardápio da festa pastel, kafta, batata frita, porção de frango à passarinho e bebidas variadas.
Para animar a festa, a atração musical será a dupla Farelo e Hamilton. Haverá também os tradicionais bingos e leilão. “Iremos precisar de voluntários para ajudar durante a festa. Quem puder ajudar, basta chegar na hora e se candidatar”, explica Iselli.
“Ficamos dois anos sem realizar eventos e hoje estamos passando por situações difíceis e delicadas. Ainda temos como sobreviver. Mas se não fizermos a gente corre risco de faltar. Por isso, precisamos da colaboração da população”, disse Toninho, um dos organizadores da Quermesse e voluntário do Parque. 
No próximo sábado, dia 11 de junho acontece a 11ª edição do tradicional ‘Arraiá da AVCC’ – Associação dos Voluntários no Combate ao Câncer no Centro Pastoral da Aparecida. Os últimos ingressos estão à venda por R$ 20 e está incluso, além da entrada na festa, chocolate quente, quentão, pipoca, amendoim, bolo e doces.
A animação da será da dupla Gabriel e Santiago. Os ingressos podem ser adquiridos pelos telefones 3462-5070 ou 99733-1836.
No mesmo dia, também acontece o “15º Arraiá da Rua Florêncio em Mira Estrela”. Uma festa tradicional que precisou fazer uma pausa de dois anos durante a pandemia. “Em 2020 fizemos uma live onde arrecadamos mais de R$ 11 mil reais para a Santa Casa e duas toneladas e meia de alimentos que foram distribuídos na cidade para as famílias necessitadas”, disse Pedro Fioroti, da organização da festa.
Esse ano a festa está de volta para celebrar seus 15 anos em grande estilo. Haverá distribuição de pipoca, quentão, achocolatado e bolo. Também haverá bingo, quadrilha e shows coma dupla Lucas e João Marcos e DJ Leozin no Beat.
Beneficente, a festa pede aos visitantes que leve 1 kilo de alimento não perecível, produtos de limpeza e higiene pessoal, que serão doados para o Parque Residencial São Vicente de Paulo, que há cinco anos é beneficiado com esse evento. O arraiá começa às 20 horas na Rua Florêncio Vicente, em Mira Estrela.
Já no dia 12 de junho, conhecido também como Dia dos Namorados, acontece o “Juninão de Macedônia”.
O evento terá como atração principal a dupla Fiduma e Jeca que promete um repertório com os clássicos dos artistas que conquistaram fama e sucesso ao misturar bom humor com a música sertaneja. Entre os principais sucessos da dupla se destacam o “Anjo Chapadex”, “Ascendente em Capricôrno”, “Chifre Detox” e “Bagunçando as Avenidas”.
A festa é gratuita e acontece a partir das 20 horas na Praça da Matriz de Macedônia.
‘FERNANRAIÁ’
Após dois anos de pausa, a Prefeitura de Fernandópolis irá retomar esse ano com a 4ª edição do ‘FernanRaiá’, que é realizada na Praça Joaquim Antonio Pereira. A novidade será que ao invés de duas, a festa terá três noites de festa, e será realizada nos dias 7, 8 e 9 de julho. “Hoje afirmamos com certeza, que já é uma das maiores festas julinas da região. E até atendendo solicitações vamos aumentar mais um dia, pois percebemos que dois ficou pouco”, disse o Secretário de Comunicação da Prefeitura de Fernandópolis, Paulinho Boaventura.
A primeira reunião para organização do evento, que conta com a participação das entidades assistenciais do município, aconteceu na quarta-feira, 01. “Foi realizado o primeiro contato para informar a elas que iremos fazer. Agora eles vão levar para suas diretorias, pois dependem de voluntários”, completa. As entidades cuidarão da praça de alimentação.