Religião

Quarta-feira de Cinzas terá missas e abertura da Campanha da Fraternidade



Quarta-feira de Cinzas terá missas e abertura da Campanha da Fraternidade

A tradicional quarta-feira de cinzas abre um período importante para a Igreja Católica, com a Campanha da Fraternidade e a quaresma. O lançamento regional será quarta-feira, 22, na Catedral de Jales pelo Bispo Dom Reginaldo Andrieta. No ano passado, ocorreu em Fernandópolis. No lançamento, a Diocese de Jales reúne os padres de toda a região.
A campanha este ano volta a tratar de uma realidade brasileira: a fome. O tema: “Fraternidade e fome”, com o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Segundo a CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – a campanha tem objetivo “renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária”.
A campanha da Fraternidade marca também a abertura do período de quaresma que, para os católicos, é o chamado período de conversão. É o período de 40 dias que antecede a celebração da Semana Santa.
Em Fernandópolis, a quarta-feira de cinzas será marcada pela celebração de duas missas na Igreja Matriz Santa Rita de Cássia. Às 15 horas acontece a celebração de Cinzas com a imposição de cinzas. Diz a tradição cristã que a imposição demonstra a intenção do fiel de se manter no caminho da devoção, mas também demonstra o caráter transitório do ser humano na Terra, ou seja, é uma lembrança ao homem de que, conforme a tradição cristã diz, do pó o homem veio e ao pó o homem voltará.
A segunda missa da quarta-feira, será às 19h30, e marcará oficialmente o lançamento da campanha da Fraternidade em Fernandópolis. Também haverá a imposição de cinzas aos fiéis.