Educação

Quatro escolas da rede estadual retomam 100% de aulas presenciais na segunda-feira



Quatro escolas da rede estadual retomam 100% de aulas presenciais na segunda-feira
Alunos da escola Armelindo Ferrari

O governo estadual anunciou essa semana a retomada obrigatória dos estudantes às aulas presenciais a partir de 18 de outubro. Em Fernandópolis, apenas quatro unidades escolares da rede estadual irão retomar com 100% dos alunos frequentando aulas todos os dias. As demais irão permanecer no esquema de duas turmas revezando em dias alternados até o dia 3 de novembro.
De acordo com o dirigente de Ensino, professor Cândido José dos Santos, as únicas escolas estaduais que irão receber os seus alunos em sua total capacidade e sem revezamento são: José Belucio, Carlos Barozzi, Armelindo Ferrari e Professora Maria Conceição Aparecida Basso, do distrito de Brasitânia. “Devido o protocolo de distanciamento de 1 metro entre os alunos, as demais escolas irão manter as aulas em dias alternados”, explica Cândido.
A partir de 3 de novembro, novas mudanças passarão a ser implementadas, como a não obrigatoriedade do distanciamento de um metro e, por consequência, a descontinuidade do revezamento entre os alunos nas aulas presenciais. “A partir então, todas as escolas irão receber os alunos em sua capacidade todos os dias”, destaca o dirigente.
Segundo Cândido, no momento a única mudança será que o termo de responsabilidade assinado pelos pais para manter seus filhos em casa com aulas remotas não será mais válido. “A partir de segunda-feira,18, para ter o benefício da aula remota o aluno terá que apresentar atestado médico justificando tal necessidade”, orienta.
O governo estadual divulgou os grupos de alunos que terão exceção à obrigatoriedade e poderão permanecer em atividade remota: 
– Jovens pertencentes ao grupo de risco, com mais de 12 anos, que não tenham completado seu ciclo vacinal contra COVID-19;
– Jovens gestantes e puérperas;
– Crianças menores de 12 anos pertencentes ao grupo de risco para COVID-19 para as quais não há vacina contra a doença aprovada no país;
– Jovens com mais de 12 anos com comorbidades e que não tenham completado o ciclo vacinal contra COVID-19;
– Estudantes com condição de saúde de maior fragilidade à COVID-19, mesmo com o ciclo vacinal completo, comprovada com prescrição médica para permanecer em atividades remotas.

REDE MUNICIPAL
De acordo com a Secretaria de Comunicação da prefeitura, para os alunos da rede municipal de educação, a partir da próxima segunda-feira, 18, volta a ser obrigatória a presença na sala de aula, ou seja, não será mais facultativa a decisão para os pais. Segundo o secretário de educação, Carlos Cabral, não haverá grandes mudanças, já que boa parte das escolas a adesão dos alunos ficou próxima a 100%.
A partir do dia 3 de novembro, a cidade irá seguir o decreto estadual que prevê a retomada obrigatória de todos os alunos sem restrição de distanciamento ou revezamento de turmas. Essa retomada será discutida entre o secretário e autoridades municipais, em especial sobre a situação dos alunos de 0 a 3 anos. Todas as informações serão fornecidas pelos próprios diretores das unidades escolares aos pais dos alunos.