Geral

Raios danificaram cancelas na ferrovia e Rumo faz alerta aos motoristas



Raios danificaram cancelas na ferrovia e Rumo faz alerta aos motoristas

As três cancelas eletrônicas instaladas pela Rumo Logística em Fernandópolis foram danificadas por raios e estão inoperantes. As cancelas controlam os cruzamentos da ferrovia com a Rodovia Vicinal Carlos Gandolfi, no acesso ao empreendimento Village e para a Estrada do Coqueiro.

Segundo a empresa, em nota ao CIDADÃO, as cancelas operam no modo “falha segura”, ou seja, com o sinal de alerta em modo piscante alertando os motoristas que redobrem atenção no cruzamento.

O problema ocorreu após a chuva com descargas elétricas e granizo que atingiu a região de Fernandópolis e São João das Duas Pontes no início da semana. O alerta inicial foi da Secretaria de Trânsito de Fernandópolis.

Segundo a empresa, por se tratar de um equipamento com tecnologia específica, o prazo do fornecedor para fornecimento das peças para reparo das cancelas é de até 60 dias.

“A concessionária lamenta os eventuais transtornos e reforça que independente da operação do equipamento, é obrigatório que os motoristas e pedestres antes de atravessar a ferrovia adotem as boas práticas de segurança - parar, olhar e escutar, sempre atento aos sinais sonoros das locomotivas que utilizam a buzina para alertar sobre a aproximação do trem nos cruzamentos. Por fim, vale ressaltar que a linha férrea é sempre preferencial, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) devido as características dos trens de carga que são composições de grande escala e peso”, completa a nota.