Geral

Reajuste do IPTU ficou abaixo da inflação, garante assessoria



Reajuste do IPTU ficou abaixo da inflação, garante assessoria
Segundo release divulgado na última segunda-feira, 15, pela assessoria de imprensa da prefeita de Fernandópolis, Ana Bim, a prefeitura reajustou o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do próximo ano abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que serve de base para o cálculo da inflação do ano.

Encontrado através do cálculo da média que se chega depois da soma da inflação de um período de 12 meses, o INPC de 2008 ficou em 7,20%, enquanto o reajuste do imposto municipal será de 7%, ficando abaixo da inflação prevista pelo IBGE.

Enquanto o índice do Banco Central é calculado entre janeiro e novembro de 2008, deixando de lado o mês de dezembro, pois seu índice sairá somente em janeiro de 2009, o índice do IBGE é calculado de dezembro de 2007 a novembro de 2008, fechando assim, um período de 12 meses, com uma estimativa mais apurada. Por esse motivo, a prefeitura usou o índice do IBGE e não do Banco Central.

Calculado de acordo com o tamanho do terreno, da área construída e o setor localizado,
o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é corrigido a partir do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do IBGE.

Para os carnês emitidos este ano, o reajuste ficou em 4,8%, enquanto a inflação chegou a 5,16%. A receita angariada com o IPTU é aplicada em investimentos e manutenção da infra-estrutura do município, na folha de pagamentos dos servidores públicos e, em setores como educação e saúde.