Animais silvestres foram devolvidos à natureza na manhã desta quinta-feira, 19, em Fernandópolis, após passarem por tratamento de recuperação no Hospital Veterinário da Universidade Brasil. Foram seis araras-canindés e um tamanduá bandeira que retornaram ao habitat.
“Foi um case de sucesso essa parceria entre Polícia Ambiental e a Universidade Brasil. Havia carência desse serviço e a universidade através do curso de Medicina Veterinária e Hospital Veterinário se voluntariou para prestar esse atendimento, o que encurta o tempo de socorro dos animais e permite salvar vidas animais”, disse o comandante da Polícia Ambiental em Fernandópolis, capitão Alonso.
O diretor do campus da Universidade Brasil, Luiz Pontel, relatou que o retorno dos animais à natureza coroa o sucesso da parceria que se alinha ao principio de responsabilidade ambiental da Universidade Brasil.
Os animais, geralmente vítimas de maus tratos, acidentes e tráfico, chegaram debilitados ao Hospital Universitário e foram acompanhados por equipe de biólogos e veterinários e retornam ao seu habitat reabilitados. “O tamanduá chegou debilitado, nem parava em pé e hoje está completamente saudável e retorna à natureza”, relatou o professor Junior Soares.
A Difusora FM e o site CIDADÃOnet acompanharam a soltura dos animais. Veja o vídeo: