Polícia

Recusa no teste do bafômetro representa 85% das multas em blitz da Lei Seca



Recusa no teste do bafômetro representa 85% das multas em blitz da Lei Seca

A retomada da Operação Direção Segura Integrada, a popular “blitz da Lei Seca” em cidades alternadas do interior do Estado levou o Detran - Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo – constatar aumento no registro de multas aplicadas pela recusa do teste do bafômetro. 
Essas blitze já foram realizadas em várias cidades da região incluindo Fernandópolis em novembro, Votuporanga e Jales no último mês de março. 
Em março, a quantidade de motoristas que se recusaram a soprar o equipamento foi 3% superior a registrada em fevereiro. Na ocasião, das 474 infrações contabilizadas, 393 foram para condutores que não fizeram o teste.
O valor da multa é de R$ 2.934,70 e os condutores responderão a processo de suspensão da carteira de habilitação. No caso de reincidência no período de 12 meses, a pena será aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.
Além dos 278 condutores autuados por não realizarem o teste, outros 36 foram multados por dirigirem sob influência de álcool. Vale lembrar que tanto dirigir sob a influência de álcool quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, de acordo com os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro. 
Além disso, outros 13 motoristas foram multados (3,9% do total das infrações) por embriaguez ao volante, pois apresentaram mais de 0,34% miligramas de álcool por litro de ar expelido. Eles responderão na Justiça por crime de trânsito. Se condenados, poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.
No total, 5.493 testes foram aplicados em 20 municípios paulistas por meio das ações, que visam a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção.