Educação

Rede estadual volta nesta segunda com aulas não presenciais



Rede estadual volta nesta segunda com aulas não presenciais

Os alunos da rede estadual dos 645 municípios de São Paulo iniciam nesta segunda-feira, 27, as aulas não presenciais, que serão ministradas pela televisão e por um aplicativo. Segundo a Secretaria da Educação, os estudantes receberão material pedagógico e orientação. A frequência dos alunos será monitorada pelos professores por meio da entrega das atividades exigidas.
Para possibilitar as aulas a distância, o governo de SP lançou o Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP). A plataforma, segundo a Secretaria de Educação, vai permitir que estudantes da rede estadual tenham acesso a aulas ao vivo, videoaulas e outros conteúdos pedagógicos durante o período de quarentena.
O CMSP conta com dois aplicativos: um para o ensino fundamental e anos finais do ensino médio e outro para educação infantil e anos iniciais. Os apps estão disponíveis para os sistemas Android e IOS.
O Estado também entrou em acordo com a TV Cultura, que vai transmitir as aulas por meio dos canais digitais TV Univesp e TV Cultura Educação, números 4.2 e 4.3, respectivamente, em sinal aberto em Rio Preto.
A Secretaria da Educação informa também que está patrocinando acesso a planos móveis de internet para que alunos e professores tenham acesso aos conteúdos via telefone celular.

AULAS PRESENCIAIS, SÓ EM JULHO

As aulas presenciais na rede estadual serão retomadas de forma gradual e regionalizada a partir de julho. O cronograma exato depende de aval do Centro de Contingência do coronavírus de São Paulo. "A retomada será feita de maneira controlada, zelando pela saúde e segurança da comunidade escolar e da sociedade", disse o secretário Rossieli Soares.
Na primeira semana da retomada, os alunos serão avaliados sobre eventuais prejuízos de aprendizado durante o período de suspensão das atividades presenciais. Na segunda semana, ainda de forma escalonada, as equipes darão prioridade ao acolhimento dos alunos.
Os primeiros dias serão utilizados também para que professores planejem estratégias de reforço e recuperação. O planejamento será baseado nos resultados das avaliações realizadas durante a primeira semana do retorno às aulas.
As datas de retorno poderão ser diferentes entre as regiões do estado. As escolas municipais e particulares devem seguir a orientações de retorno gradual, com foco em diagnóstico e estratégia de acolhimento, reforço e recuperação.