Geral

Rede Social fortalece apoio a criança e adolescente



Rede Social fortalece apoio a criança e adolescente
O Grupo Mobilizador da Rede Social – SP promoveu em todo o estado na tarde desta quarta-feira (10) a 1ª Vídeo Conferência do Projeto Envolver, parceria da Rede Social São Paulo e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – Condeca. Fernandópolis também fez parte desta ação. Palestras sobre o assunto também estão sendo realizadas com diversos segmentos ligados ao atendimento a criança e ao adolescente. O objetivo é conscientizar as organizações representativas da sociedade sobre a importância da formação da rede que já possui um grupo mobilizador no município.

O grupo está formado há um ano, tempo em que vem participando de jornadas de formação no município de Araçatuba, Pólo Regional que Fernandópolis pertence.
A palestrante e integrante da rede Sandra Cristina Jodas Badaró é quem tem conduzido os encontros junto com os demais integrantes do grupo mobilizador. São passados vídeos explicativos sobre o que é a Rede Social São Paulo, como ela tem funcionado em todo o estado, incluindo Fernandópolis, “O intuito é que todos estejam envolvidos no propósito de garantir os direitos da criança e adolescente”, explica, “A rede se faz por meio de conexão. Todos ligados por uma parceria contribuindo cada um com o que pode. É necessário unir forças, fazer um planejamento em comum, agir conjuntamente e buscar a mobilização e apoio de toda a sociedade”.

A Rede Social São Paulo é uma aliança formada por mais de cem organizações representativas da sociedade civil, setor empresarial e governo. O objetivo é incentivar a mobilização das pessoas em torno de questões sociais que afetam o dia-a-dia da população; um amplo movimento suprapartidário que aprimora e fortalece sistemas e redes sociais, contribuindo para a garantia dos direitos da criança e adolescente em todo Estado.

O Comitê Gestor conta com representantes: Associação Comercial de São Paulo, Banco ABN AMRO Real, Fundação Itaú Social, Fundação Nestlé, Fundação Telefônica, Instituto Camargo Corrêa, Instituto Supereco SP, Instituto Unibanco, Instituto Votorantim e Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. A rede possui pólos em todo o estado. São 304 municípios participantes.

O público dos encontros tem sido composto por representantes de igrejas, instituições, escolas, associações, profissionais da saúde, do social, autoridades policiais e demais órgãos e segmentos envolvidos em favor da criança e adolescente do município, como CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Conselho Tutelar.

O último encontro realizado foi a vídeo conferência que aconteceu ao mesmo tempo em todo o estado. Foram 90 salas em lugares diversos com possibilidade de diálogo ao vivo. Para quem não pode ir a uma sala, foi possível acompanhar pela internet. Os temas abordados foram à parceria entre CONDECA e Rede Social, etapa atual da rede, o que são os núcleos de atividades, composição de comitês locais e a natureza cooperativa destes grupos, o portal e as possibilidades de intercâmbio entre cidades e profissionais, e, desafios e boas notícias da rede social. No encerramento os participantes puderam debater e tirar suas dúvidas sobre o tema.
No próximo dia 18 de outubro, quinta-feira, as 08h30 no Ceads acontecerá mais um encontro do grupo mobilizador e representas da sociedade e no dia 19, o grupo participará da VI Jornada de formação em Araçatuba.

Projeto Envolver
Para promover o entrosamento entre os agentes que compõem o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, a rede criou o Projeto Envolver, que se utiliza da metodologia Aprimorar, desenvolvida para o UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância. Na prática, promove o encontro entre todos os segmentos da sociedade e do governo. O Projeto fomenta a discussão dos problemas e soluções, reforça o compromisso de atuação conjunta e dissemina o entendimento de que são partes do mesmo sistema.