Geral

Rede Social: promovendo o assistencialismo em Fernandópolis



Criada a partir de uma aliança de mais de 100 organizações representativas da sociedade civil, setor empresarial e governo, a Rede Social SP tem como objetivo incentivar a mobilização das pessoas em torno de questões sociais que afetam o dia-a-dia da população. Em Fernandópolis, a rede é formada por representantes de diversos segmentos da área social. Desenvolve e participa de ações que visam buscar subsídios que garatam os direitos da criança e do adolescente no município.

Recentemente, em um encontro regional de políticas públicas de juventude, realizado em São José do Rio Preto, os membros da Rede Social de Fernandópolis, puderam trocar informações e experiências com representantes de várias cidades do Estado. O encontro teve como objetivo auxiliar gestores e secretarias na escolha de estratégias que aperfeiçoem suas políticas públicas de juventude, além de sensibilizar os municípios para a importância da implantação desse tipo de ações. Durante o evento, foi divulgado o mapeamento das ações do governo voltadas para os jovens dos municípios presentes.

Para auxiliar o trabalho desenvolvido pelo grupo mobilizador da Rede Social de Fernandópolis, vários exemplares do livro “O município e a criança de até 6 anos” foram doados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O material didático será usado nas escolas de educação infantil de Fernandópolis. O livro mostra os direitos da gestante e da criança de até 6 anos. Levantamentos e a real situação da criança em todo o País. As condições de saúde, estudo, moradia e alimentação. Aponta também como resolver os principais problemas sociais, através de ações que estão expressas neste livro.

Palestras e videoconferências também são promovidas pelo grupo mobilizador. Como é o caso do Projeto Envolver, que promove o entrosamento entre os agentes que compõem o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e a palestra “A Escola dos Meninos Felizes” – que, baseado no livro de Gudrun Pausewang, oferece aos professores maneiras de promover a educação solidária e participativa, fomentando o conhecimento de forma criativa e prazerosa, com o apoio da ludicidade.