Geral

Reforço de vacinas termina nesta quinta-feira



A campanha de reforço da vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola para crianças de 1 a 6 anos termina nesta quinta-feira. A Secretaria de Estado da Saúde planejou a campanha para atualizar as carteirinhas de vacinação que estavam atrasadas e com isso tentar imunizar cerca de 130 mil crianças.

Desde o ano 2000, o Estado não registra caso de sarampo. Já os de rubéola vêm caindo. "Mesmo assim, queremos melhorar os índices", garante o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A vacina Tríplice Viral é aplicada em duas doses: a primeira, no 1.º ano de vida; a outra, dos 4 aos 6 anos. Os pais devem levar os filhos para a imunização em qualquer posto de saúde do Estado e as crianças que estiverem com outras vacinas em atraso podem aproveitar a ocasião para atualizar a caderneta.

"É uma grande oportunidade para atualizar toda a caderneta de vacinação. Os professores estão sendo informados pelos folhetos e contribuindo para que as crianças sejam levadas aos postos", afirma Helena Sato, coordenadora de Imunização da Secretaria.