Meio Ambiente

Região ainda sofre com calor, baixa umidade e queimadas



Região ainda sofre com calor, baixa umidade e queimadas
Ao fundo, a imensa área destruída pelo fogo no final de semana

O calor não deve dar trégua em Fernandópolis nesta semana. Previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do CPTEC/INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais aponta que na próxima sexta-feira, 18, a temperatura máxima pode chegar a 40ºC. No sábado, 19, a máxima prevista é de 41ºC. A previsão é de predomínio de sol durante toda a semana, sem probabilidade de chuva.

O final de semana em Fernandópolis foi de calor e baixa umidade relativa do ar. O termômetro da Ciiagro registrou temperatura variando entre 36 e 38 graus. A Umidade relativa do ar esteve abaixo de 15%. A orientação é beber bastante água e hidratar nariz e olhos com soro fisiológico. Neste domingo, 13, a umidade relativa do ar em Rio Preto chegou a 21%, segundo dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 60%. Quando esse índice ca abaixo de 30%, já é considerado preocupante.

A previsão é que a região enfrente ainda dias mais quentes. Na quinta, 17, a temperatura pode chegar 39º. A partir de sexta-feira, a previsão é de tempo parcialmente nublado. Ainda assim, as temperaturas devem continuar subindo, variando entre 21ºC e 40ºC.

O resultado da secura que atinge a região é o número recorde de queimadas. Desde quinta-feira, Fernandópolis registra grandes queimadas em pastagens, com prejuízos para reservas nativas. Um dos grandes incêndios no final de semana destruiu grande área ao redor do campus da Universidade Brasil.