Saúde

Região atinge índice de fase vermelha do Plano SP



Região atinge índice de fase vermelha do Plano SP
Ocupação de leitos de UTI chega a 77% na região

A região noroeste atingiu neste domingo, 28 de fevereiro, a taxa de 77,9% de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19, informou o  DRS - Departamento Regional de Saúde  de Rio Preto. O índice é suficiente para levar a região para a fase vermelha. Somente no domingo, foram 91 novas internações na região. A variação semanal foi de 27,1%.

Os dados são calculados pela Fundação Seade, divulgados pelo governo do Estado de São Paulo.

Uma nova reclassificação das regiões está prevista para acontecer na próxima sexta-feira, 5. O anúncio deve ser feito em coletiva do governador João Doria (PSDB) e membros do Centro de Contingência do Coronavírus.

Atualmente, a região do DRS de Rio Preto, que inclui 102 municípios, está na fase laranja do Plano São Paulo. No entanto, segundo as regras do plano estadual, a ocupação de leitos acima de 75% classificaria a região na fase vermelha.

As autoridades de saúde vêm alertando há dias sobre as taxas de ocupação hospitalar. Isso porque os hospitais estão lotados e não têm mais condições de ampliar os leitos dedicados ao tratamento de pacientes com Covid-19, já que é preciso atender também outras demandas. Eles já ampliaram os leitos desde o começo da pandemia e, no último sábado, 27, o prefeito Edinho Araújo, de Rio Preto, solicitou mais vagas ao Estado.  Na enfermaria, a ocupação está em 49,9% — e essa taxa deve repercutir também na UTI, pois muitos pacientes têm seu estado agravado. Mais internações implicam ainda, necessariamente, em mais mortes. A região já contabiliza 3,3 mil óbitos e 144,2 mil casos, informa o Diário da Região. 

Nesta segunda-feira, a Santa Casa de Votuporanga anunciou a reabertura de mais dois leitos de UTI-Covid para atender a demanda crescente de pacientes graves diagnosticados com a doença. Com isso, a Santa Casa disponibiliza neste momento, um total de 22 leitos UTI – Covid e 37 de enfermaria. Nesta segunda-feira, a Santa Casa de Fernandópolis tinha 100% dos leitos de UTI ocupados.