Saúde

Região recebe 21,3 mil doses de vacinas da Fiocruz



Região recebe 21,3 mil doses de vacinas da Fiocruz

O governo do Estado de São Paulo iniciou na manhã desta segunda-feira, 25, a distribuição de 501 mil doses da vacina da Fiocruz (Oxford/AstraZeneca) aos Grupos de Vigilância Epidemiológica visando abastecer os 645 municípios. A região de Rio Preto, com 102 cidades, incluindo Fernandópolis, receberá lote com 21,3 mil doses.

As novas doses da vacina da Fiocruz foram viabilizadas pelo PNI  - Programa Nacional de Imunizações - , do Ministério da Saúde. Assim como nas grades anteriores, a divisão regionalizada é baseada no quantitativo proporcional de vacinas previsto para São Paulo conforme o PNI.

Neste primeiro momento, profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas receberão as doses, com o apoio de equipes da atenção primária do SUS, segundo as estratégias adequadas ao cenário local.  A inclusão de novos grupos populacionais será norteada pelo PNI  do Ministério da Saúde.

A campanha de imunização contra a Covid-19 em São Paulo é desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do órgão federal. À medida que o Ministério da Saúde viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a Covid-19 serão divulgadas pelo Estado.

Em Fernandópolis, o secretário da Saúde Ivan Veronesi explicou que foi decidido pela aplicação de todas as 1.480 doses da vacina da Coronavac que chegaram na semana passada e que não foi suficiente para imunizar todo o pessoal da saúde colocado no grupo dos primeiros imunizados, juntamente com idosos e funcionários de instituições de longa permanência (asilo).

A segunda dose será ministrada com a chegada de novos lotes da coronavac prevista para próximos dias, informou o secretário em entrevista à Rádio Difusora.