Saúde

Região tem 82,3 mil casos de dengue e quase 100 mortes



Região tem 82,3 mil casos de dengue e quase 100 mortes

A maior cidade da região, Rio Preto, já contabiliza 25,8 mil casos de dengue e nesta segunda-feira, 23, confirmou a 11° morte. Este ano, a região noroeste com 102 municípios, já confirmou mais de 82,3 mil casos e quase 100 mortes. Fernandópolis tem 2,3 mil casos positivos e duas mortes.

A vítima da dengue em Rio Preto é um homem da faixa etária de 30 a 39 anos, com comorbidades. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 5 de dezembro, com mialgia, cefaleia e dor de garganta. Foi internado no último dia 19, e o óbito ocorreu no dia 20. O Instituto Adolfo Lutz confirmou o resultado de dengue PCR tipo 2 nesta segunda-feira.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, cerca de 300 novos casos são notificados ao departamento diariamente, sendo a maioria deles dos sorotipos de dengue 2 e 3. Por conta do grande número de casos diários, Rio Preto decidiu implantar um centro de hidratação para atendimento de casos moderados de dengue.

A chegada do verão que combina altas temperaturas e chuvas frequentes aumenta o risco de uma epidemia de dengue sem controle na região.

FERNANDÓPOLIS

De acordo com o Painel da Dengue do governo do Estado, Fernandópolis totalizava até esta segunda-feira, 2.318 casos positivos de dengue com 41 casos em investigação. A cidade também aparece no painel com dois casos de óbitos confirmados.

Na região da DRS – Divisão Regional de Saúde – de Rio Preto, que engloba 102 municípios da região, são 82 mil casos de dengue e 13 mil em investigação. A região já registrou 92 mortes por dengue este ano.