Meio Ambiente

Região tem alerta para chuvarada até sábado



Região tem alerta para chuvarada até sábado
Imagem captada pela câmera da Rádio Difusora FM na torre no alto do Edifício Atlantis

O mês de setembro deste ano pode entrar para estatística com um dos mais chuvosos dos últimos anos. De acordo com a estação do Ciiagro – Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas – o acumulado de chuva em Fernandópolis neste mês atingiu 89,16 mm até às 7 horas da manhã de hoje, 28. Esse índice só é inferior ao registrado no mês de setembro de 2015, com 148 mm.

Mas, o prognóstico para chuva até sábado, 1º de outubro, levou a Defesa Civil do Estado emitir alerta para período de grande volume de chuvas em todo o Estado. Para a região noroeste, há previsão de chuvas fortes e contínuas, seguidas de raios, ventos e granizo, com acumulado de até 100 mm. Existe risco de ventos intensos, de 60 a 100 km/h, em cidades da região, com riscos para queda de árvores e postes, além de deslizamentos e descargas elétricas.  

Nesta semana, houve problemas na região de Fernandópolis com queda de árvore na rodovia vicinal Carlos Gandolfi e queda de fachada da escola municipal Leontina Conceição Siqueira na Avenida Leonildo Alvizi, obrigando a suspensão das aulas na terça-feira, 27. Em Votuporanga, chuva de granizo causou estragos pela cidade.

Em nota, a Defesa Civil aponta que na Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Araçatuba e São José do Rio Preto o acumulado de chuvas esperado será de até 100 mm, em Barretos, Franca e Ribeirão Preto 150 mm, em Campinas, Presidente Prudente e Marília 90 mm, Araraquara e Bauru 80 mm e Vale do Ribeira 60 mm. O destaque fica para as regiões da Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte, com acumulados de chuvas de até 200 mm.
 

Foto: Polícia Militar

Fachada da escola municipal Leontina Conceição Siqueira desabou com a ventania na noite de segunda-feira, 26