O mês de setembro deste ano pode entrar para estatística com um dos mais chuvosos dos últimos anos. De acordo com a estação do Ciiagro – Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas – o acumulado de chuva em Fernandópolis neste mês atingiu 89,16 mm até às 7 horas da manhã de hoje, 28. Esse índice só é inferior ao registrado no mês de setembro de 2015, com 148 mm.
Mas, o prognóstico para chuva até sábado, 1º de outubro, levou a Defesa Civil do Estado emitir alerta para período de grande volume de chuvas em todo o Estado. Para a região noroeste, há previsão de chuvas fortes e contínuas, seguidas de raios, ventos e granizo, com acumulado de até 100 mm. Existe risco de ventos intensos, de 60 a 100 km/h, em cidades da região, com riscos para queda de árvores e postes, além de deslizamentos e descargas elétricas.
Nesta semana, houve problemas na região de Fernandópolis com queda de árvore na rodovia vicinal Carlos Gandolfi e queda de fachada da escola municipal Leontina Conceição Siqueira na Avenida Leonildo Alvizi, obrigando a suspensão das aulas na terça-feira, 27. Em Votuporanga, chuva de granizo causou estragos pela cidade.
Em nota, a Defesa Civil aponta que na Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Araçatuba e São José do Rio Preto o acumulado de chuvas esperado será de até 100 mm, em Barretos, Franca e Ribeirão Preto 150 mm, em Campinas, Presidente Prudente e Marília 90 mm, Araraquara e Bauru 80 mm e Vale do Ribeira 60 mm. O destaque fica para as regiões da Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte, com acumulados de chuvas de até 200 mm.