Polícia

Região vai treinar policiais para implantação do projeto “Cabine Lilás” em 2025



Região vai treinar policiais para implantação do projeto “Cabine Lilás” em 2025

Para garantir um atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica, o governo estadual lançou em março na capital paulista já prepara a expansão para o interior paulista.

No final de outubro, 30 policiais femininas, duas de cada de cada um dos dez Comandos de Policiamento do Interior passaram por um curso de capacitação na sede, em São Paulo. Durante o treinamento, as agentes tiveram aulas de psicologia, direito, redes de apoio, medidas protetivas e funcionamento das Delegacias da Defesa da Mulher (DDM).

Agora essas policiais vão replicar o treinamento nas suas regiões. Na região noroeste, o trabalho será desenvolvido pelo CPI-5 onde funciona o Copom (Centros de Operações da Polícia Militar). Para fazer o treinamento na região, foram enviadas duas policiais femininas, a sargento Arlete de Azevedo e a soldado Paula dos Santos Novaes, que passaram pela capacitação em São Paulo. De volta a Rio Preto, elas têm a responsabilidade de replicar os conhecimentos do curso aqui na região nos batalhões de Fernandópolis, Rio Preto, Catanduva e Mirassol.

Durante o treinamento, Arlete e Paula aprenderam sobre psicologia, direito, redes de apoio e medidas protetivas.

“A participação no curso foi muito proveitosa e dinâmica. Tivemos pouco tempo em sala de aula. Tivemos mais tempo em aulas práticas. Visitamos a Casa da Mulher Paulista, delegacias da mulher e abrigos temporários para a mulher ameaçada. Foi bem interessante”, diz a sargento ao jornal Diário da Região. Ela trabalha há três anos e meio como supervisora de atendimento no Copom de Rio Preto, na região do CPI-5. Arlete afirma que as PMs são treinadas inclusive em técnicas da polícia científica e equipes de legistas, laboratório de balística, tudo como parte do treinamento para melhor atender à mulher vítima de violência doméstica.

“Nós, que participamos do curso, estamos com a missão de sermos multiplicadoras. Nossa meta é treinar essas policiais femininas, levantar as redes de apoio na região. E aí, sim, estaremos preparadas para dar um melhor atendimento” enfatizou.

A previsão é que o projeto "Cabine Lilás" deva entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2025 na região, após o treinamento de todas as PMs femininas.