Política

Repasses de verba à Santa Casa de Fernandópolis gera mal-estar entre autoridades de Estrela d’Oeste



Repasses de verba à Santa Casa de Fernandópolis gera mal-estar entre autoridades de Estrela d’Oeste

Exageros e informações desencontradas à parte, a transferência de recursos para à Santa Casa de Fernandópolis que seria feito pela Santa Casa de Estrela D’Oeste gerou mal-estar entre o provedor da entidade Armando Prato Neto e o prefeito do município, Marcos Antônio Saes Lopes, popularmente conhecido como “Barão”. Em entrevista ao CIDADÃO nesta sexta-feira, 19, Armando Prato defendeu que parte da verba recebida pelo município para o enfrentamento do Covid-19 deve ser destinada à Santa Casa de Fernandópolis. 
Segundo Armando Prato, dos R$ 512.384,96 recebidos em duas parcelas pela Santa Casa de Estrela D’Oeste, pelo menos R$ 50 mil deve ser destinado à Santa Casa de Fernandópolis para a aquisição de medicamentos. O restante, será usado para manter o fluxo de atividades da unidade hospitalar do referido município no enfrentamento do coronavírus.
“Ele [prefeito “Barão”] não acha certo contribuir [com a Santa Casa de Fernandópolis], mas ele [Barão] já está entrando em Contato com o HB de Rio Preto e, caso haja saturação aí [Santa Casa] em Fernandópolis, ele vai encaminhar o pessoal nosso [pacientes infectados por Covid-19], o que eu acho que só vai dificultar”, disse o provedor da Santa Casa de Estrela D’Oeste, Armando Prato Neto.
Dois impasses pioram a relação entre o provedor e o prefeito. Para o primeiro, a verba que já está depositada nas contas da municipalidade deveria estar depositada na conta da entidade hospitalar e cita, inclusive, que até o tempo limite para realizar essa transferência já foi estourado sem que o prefeito Barão tenha tomado a iniciativa cabível e recomendada. Outro impasse é sobre usar uma terceira parte desse recurso para custear pacientes que seriam transferidos para o HB de São José do Rio Preto ao invés da Santa Casa de Fernandópolis.
“Mas é claro que se não tiver jeito de atender aí [na Santa Casa de Fernandópolis], aí sim teremos que encaminhar para lá [HB de São José do Rio Preto]. Mas o que me deixou um pouco preocupado é que ele [Barão] salientou muito bem a diferença entre a Santa Casa estadual e a nossa que é gestão municipal. E ele deixou muito bem claro que eu terei que prestar conta no fim de como eu fiz essa transferência de ajuda para a Santa Casa [de Fernandópolis]”, destacou.
O provedor Armando Prato disse ainda que está tentando resolver esse impasse logo, porém, de acordo com a legislação em vigor. Para tanto, já consultou e está aguardando uma resposta da Fehosp – Federação dos Hospitais do Estado de São Paulo.
Apesar da ausência de acordo entre o provedor e o prefeito, o que a população tem visto é o aumento exponencial de novos casos positivos de coronavírus no município. De acordo com o Boletim Epidemiológico desta sexta-feira, 82 pessoas já foram infectadas e quatro morreram por complicações da doença. Das vítimas, duas delas eram moradores do asilo da cidade. Para agravar ainda mais a situação, um surto da doença foi registrado entre funcionários de um frigorifico da cidade, que já infectou oito funcionários que trabalham nele, mas que moram no município de Guarani D’Oeste. Por essa razão, Armando Prato citou que o município está tentando contratar urgentemente um infectologista para a Santa Casa. 
Ainda que o impasse não tenha uma previsão de quando irá acabar e o desfecho que terá, Armando Prato foi categórico ao afirmar ao CIDADÃO sobre o repasse para a Santa Casa de Fernandópolis e justificou o seu posicionamento favorável.
“Confirmo que nós iremos fazer de qualquer jeito. Agora vamos tentar fazer de uma forma legal. Estou aguardando conversar com doutor Marcus [Marcus Chaer, provedor da Santa Casa de Fernandópolis] para ver o que a Santa Casa necessita e o que nós podemos fazer. E nós vamos fazer com muito gosto porque realmente gostamos de Fernandópolis. Estrela D’Oeste deve muito à Santa Casa de Fernandópolis. Tanto a nossa Santa Casa como a nossa população”, concluiu Prato. Ele encaminhou denúncia, por ofício, ao Ministério Público da cidade.
O CIDADÃO procurou a assessoria da Santa Casa de Fernandópolis para saber qual é o posicionamento dela sobre as questões pautadas pelas autoridades citadas na reportagem, mas até o fechamento dessa reportagem ainda não havia se manifestado. A reportagem não conseguiu entrar em contato com a assessoria da Prefeitura de Estrela D’Oeste e do prefeito Marcos Antônio Saes Lopes.