Meio Ambiente

Reservatório enche e Água Vermelha inicia dinâmica de abertura de comportas



Reservatório enche e Água Vermelha inicia dinâmica de abertura de comportas

Há muito tempo os frequentadores da orla da represa de Água Vermelha não veem o nível tão alto como o que atingiu nesta sexta-feira, 27, com 78,3% do volume util. Cenário igual só foi registrado em janeiro de 2016 (99%) e 2010 (80%).

A melhora do cenário leva em conta o alto volume de chuvas, produzindo um efeito cascata nas quatro usinas do Rio Grande, começando com Furnas com 92,7% do volume útil, seguindo Mascarenhas de Moraes com 82,4%, Marimbondo em Icém com 79,8% e, finalmente, a de Água Vermelha que começou a semana com 72% e na última atualização da ONS estava com 78.3%. Ilha Solteira, já no Rio Paraná, estava ontem com 52,6% do volume útil.

A AES Brasil, em nota ao CIDADÃO, explica a operação de aberturas das comportas na Usina de Água Vermelha na região de Fernandópolis. “Diante do alto volume de chuvas que tem atingido o estado de São Paulo, as comportas da Usina Hidrelétrica (UHE) de Água Vermelha, desde 13 de janeiro, entraram em uma dinâmica de movimentação (abertura e fechamento), protocolo comum em períodos chuvosos. A ação está em conformidade com as diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e com anuência da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A empresa reforça que mantém monitoramento permanente e que a estrutura da barragem se encontra íntegra e segura, com a usina operando normalmente”, diz a nota.

No histórico de operação da Usina de Água Vermelha disponibilizado pela ONS – Operador Nacional do Sistema – essa é a primeira vez desde 2010 que o reservatório de Água Vermelha atinge esse patamar.

No ano passado, em janeiro o reservatório estava com 19% do volume útil e o melhor nível no ano foi alcançado em junho com 45%. Em 2021, janeiro também estava em 19% e o melhor nível foi registrado em fevereiro (21%), único mês do ano que a usina operou com o reservatório acima de 20%. O menor nível foi registrado em maio, 9%.

Em 2020, o reservatório atingiu em janeiro 25% e registrou a melhor marca em abril com 63%. Mas nesse ano, teve o pior índice de sua história, como consta do relatório da ONS, 1,62% no limite do chamado volume morto.

O melhor janeiro do reservatório de Água Vermelha foi em 2016, quando estava com 99% do volume útil e chegou em dezembro com 31%. Em 2010 abriu o ano com 80% e atingiu a cota de 99% em março.

Para explicar, o volume útil é o efetivamente destinado à operação da Usina, ou seja, para a geração de energia. O reservatório ainda conta com o chamado “volume morto” que corresponde à parcela do volume total do reservatório inativa compreendido abaixo do nível mínimo operacional (volume útil).