Polícia

Reservistas dos últimos cinco anos devem se apresentar na Junta Militar



Reservistas dos últimos cinco anos devem se apresentar na Junta Militar

Os reservistas das forças armadas alistados nos últimos cinco anos devem se apresentar até o dia 16 de dezembro na 145ª Junta de Serviço Militar, em Fernandópolis, para o Exercício de Apresentação da Reserva - EXAR - que  é realizado anualmente e tem como principais finalidades, praticar o mecanismo de convocação, avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização, atualizar dados, cultivar o espírito cívico dos integrantes da reserva e consolidar os laços de solidariedade e camaradagem entre o pessoal da ativa e da reserva.

Constitui prova de estar o reservista em dia com suas obrigações militares o Certificado de Reservista, no qual deverão estar devidamente anotadas as apresentações anuais obrigatórias no EXAR. Caso o cidadão não faça a apresentação regular do EXAR, a mesma pode ser feita em qualquer época do ano em um Quartel das Forças Armadas ou Junta de Serviço Militar, bastando estar com o Certificado de Reservista. Nestes casos de apresentação depois do período normal, será cobrada uma multa pelo atraso.

Devem se apresentar os Oficiais e Praças da reserva e Reservistas de 1ª e 2ª categorias. Se o cidadão estiver em trânsito ou mudou de endereço para outra localidade, deve se apresentar em qualquer Quartel, Junta de Serviço Militar ou, estando no exterior, em Repartição Consular.

Atualmente, o EXAR pode ser realizado pela internet, por meio do endereço eletrônico www.exarnet.eb.mil.br, de 1° de dezembro de 2020 a 31 de janeiro de 2021, sendo que a última apresentação deverá ser presencial.

A Junta de Serviço Militar de Fernandópolis localiza-se na rua Progresso, 413, Jardim Paulista (ao lado do Tiro de Guerra) e atende das 8h às 12h.