Geral

Responsabilidade ambiental é a preocupação da SP Coco



Responsabilidade ambiental é a preocupação da SP Coco
A SP Coco está providenciando, para o início da próxima semana, métodos de aproveitamento quase total da fruta para evitar as 50 toneladas de lixo que produzia ao ano. Há quatro anos atuando em Fernandópolis, a empresa veio de São Paulo após nove anos de atuação no ramo.

Antes, aproveitava-se apenas a polpa do coco; a partir de agora, serão utilizadas tanto a palha quanto a casca para a produção de compostos orgânicos e vasos para jardinagem. Os orquidários de Holambra já estão fechando contrato para o fornecimento dessa produção.

As partes podres do coco também podem ser úteis para a produção de sabão. Esse tipo de aproveitamento ainda está sendo estudado, porém é provável que em breve entre em vigor.

A água de coco é doada para a AVCC, o hemocentro, para a pastoral da saúde, para a produção dos medicamentos e até mesmo pessoas diabéticas a buscam alegando que a ingestão diária da água de coco tem feito com que diminuíssem a dosagem da insulina.

“Com esse aproveitamento do restante do coco estaremos gerando mais empregos e, já que os funcionários terão que se dedicar mais ao trabalho, vamos dividir os lucros por igual, isto é, todos serão como donos do negócio. Com isso o salário deles vai quase dobrar”, diz o empresário Jean Carlos Mota.

A SP Coco tem fornecedores do nordeste, dois produtores são da região e ainda é parceiro da APAE, já que ela também fornece o coco que antes apodrecia na sede rural da instituição. A empresa também orienta os produtores sobre os cuidados com o plantio para que possam colher frutas saudáveis no ano todo.