Educação

Resultado do Enem 2018 sai na sexta-feira, 18



Resultado do Enem 2018 sai na sexta-feira, 18

Estarão disponíveis a partir desta sexta-feira, 18, os resultados e notas oficiais dos candidatos que prestaram o Enem 2018. Os estudantes poderão utilizar as notas do Enem  no processo seletivo do Sisu 2019 – Sistema de Seleção Unificada. O período de inscrições do Sisu deste primeiro semestre será aberto no dia 22.

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio já está disponível desde novembro, mas a nota final de cada estudante varia porque cada questão da prova tem um tem um valor baseado no percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item, ou seja, se a questão tiver grande número de acertos será considerada fácil e, por isso, vale menos pontos. Quem acertar um item com alto índice de erros ganha mais pontos por ele. Isto porque a metodologia utilizada na correção das provas é a TRI - Teoria de Resposta ao Item -, que não avalia apenas o número de acertos do participante, valorizando as questões mais difíceis e reprimindo os chutes.

As notas estarão divididas conforme as áreas das provas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e redação. As áreas de conhecimento da prova objetiva não possuem uma nota máxima pré-estabelecida como acontece com a redação do Enem 2018, por exemplo, que é avaliada de 0 a 1000 pontos.

O resultado poderá ser conferido na página enem.inep.gov.br e em caso de dúvidas o telefone é o 0800 61 61 61.

O Enem é a prova que dá acesso a vagas em universidades públicas e a bolsas e financiamento em faculdades particulares pelo país. O Sisu fica disponível do dia 22 a 25 de janeiro. O Sistema oferece vagas em institutos e universidades federais aos participantes com nota superior à zero na redação do Enem. Atualmente, 59 das 63 universidades e todos os 38 institutos federais utilizam o Sisu em seus processos de seleção.