Meio Ambiente

Revitalizada, represa será entregue à população no dia 15



Revitalizada, represa será entregue à população no dia 15
Foto: SecomPrefeitura

A revitalização da represa Beira Rio entra na reta final e a data para entrega da obra está definida: 15 de junho. O evento no final da tarde DE 15 de junho, sábado, marcará a entrega de uma das maiores obras recuperações ambientais da história do município. Ainda em obras, o local já é frequentado pela população nos finais de semana, inclusive por pescadores.

A revitalização é apenas uma parte do processo iniciado em 2021 com a retirada de sedimentos da parte assoreada do lago para recuperação da lâmina d´água original. Depois a dragagem da parte alagada e retirada de plantas aquáticas e por fim a revitalização do entorno.

“Sem dúvidas foi uma das maiores obras já realizadas na cidade. O trabalho de desassoreamento foi muito complexo, superando as expectativas iniciais. Só para se ter uma ideia fizemos mais de 24 mil viagens de caminhão com sedimentos e mais de 350 viagens com as plantas aquáticas. É muita coisa”, destacou o prefeito André Pessuto.

A área do entorno da represa revitalizada pela empresa Engerb, que venceu a concorrência de cerca de R$ 2 milhões, consistiu na construção de pista de caminhada, de ciclismo, instalação de pontes de iluminação, bancos e melhorias na parte estrutural da represa.

A Prefeitura também está realizando obras no complexo da represa, com a recuperação da academia a céu aberto que será reinstalada com vários aparelhos, recuperação integral do deck de madeira, recuperação dos postes de iluminação e uma nova área para estacionamento. Também foram iniciadas as obras de uma grande pista de skate profissional no local.

Recentemente, por decreto, o prefeito André Pessuto regulamentou o uso do espaço de lazer no entorno da represa