Geral

Ricardo Dias: a nova revelação da arte



Ricardo Dias: a nova revelação da arte
A Arte se manifesta em varias formas e a prova disto se encontra facilmente em Ricardo Dias, moço simples e carismático de apenas 18 anos. No que é apenas tecido, madeira ou plástico para uma pessoa comum, Ricardo enxerga arte. Tanto que as pessoas dizem que “ele faz milagres”.

Dedicado ao desenho desde os dez anos de idade, começou ampliando pequenos desenhos de figurinhas todos os dias. Como se não bastasse, passou a pintar telas clássicas. “Uma tela clássica é a mais rica em detalhes e a que mais se aproxima da realidade. Um artista plástico que sabe dominar essa técnica consegue pintar qualquer coisa”, define Ricardo.

O seu talento não se limita às telas. Em 2003, a convite de um amigo, começou sua carreira no teatro pensando na montagem de cenários e figurinos. Porém, acabou aflorando, para surpresa do próprio Ricardo, o seu dom de ator. Assim, participou pela primeira vez da Mostra Estudantil de Teatro de Fernandópolis em 2003, representando a escola Afonso Cáfaro, onde estudava, com o espetáculo “Concerto para Berrantes”.

No ano seguinte, deu continuidade ao trabalho de ator e participou novamente da Mostra representando a mesma escola com o espetáculo “Rosa de Cabreúna” sob direção de Fábio Sanches.

A partir desse momento o trabalho de Ricardo passou a ser reconhecido e admirado. A diretoria de Cultura abriu espaço na Expô 2004 para suas obras, enquanto o diretor Fábio Sanches e o ator Rafael de Aquino, idealizador do Projeto Doutores da Graça, do qual Ricardo já fazia parte, procuraram, entre as escolas particulares da cidade, alguma que fornecesse bolsa de estudos ao artista. Só obtiveram sucesso nessa busca quando Ricardo participou da peça “Ilustríssimos Senhores”, do Colégio Coopere em 2005 e confeccionou um presépio em tamanho real, que ficou exposto no saguão de entrada do Teatro Municipal. O presidente geral das Cooperativas estava no momento e o presenteou com uma bolsa integral como aluno ouvinte. Além de várias lojas o contratarem para produzir a decoração de natal, ganhou ainda o prêmio de melhor ator na categoria adulto naquele ano.

“Dizem que em Fernandópolis não tem pessoas que saibam reconhecer os talentos artísticos. Mas esse reconhecimento é no aspecto financeiro. Não vou dizer que isso não é importante, tudo tem seu preço. Mas reconhecer que meu trabalho é bom, me estimular a continuar evoluindo e me ajudar a abrir novos caminhos é mais importante que qualquer valor material. Eu me dediquei muito a todos os trabalhos que desenvolvi e o retorno que tenho agora é maravilhoso”.

Feliz, Ricardo compreende que tudo depende da dedicação que se aplica. O que conseguiu foi resultado de seus esforços.

Este ano foi escolhido novamente pela Diretoria de Cultura para produzir os troféus da Mostra Estudantil. No ano passado ele produziu os troféus mais diferentes e ricos em detalhes que a Mostra conseguiu até hoje. E acabou conquistando um deles, premiado pela confecção do melhor figurino no espetáculo “Um trágico Acidente”.

No ano passado também concluiu o ensino médio e continua como ouvinte no colégio Coopere e fazendo cursinho pré-vestibular. Por enquanto pretende se dedicar aos estudos, ao teatro e às artes plásticas. Seus planos para o futuro consistem em entrar numa universidade pública e cursar Arquitetura e depois Artes Visuais. Com esses cursos conseguirá uma base perfeita para sua vida artística.

“Artistas não são loucos, apenas vivem em constante processo de criação. Artistas buscam sair do convencional e mostrar que tudo pode ir além do que se julga. A arte é a minha vida, não consigo me desligar um segundo dela. Até mesmo quando estou estudando, uma letra que escrevo se torna ponte para a criação”, diz o artista que consegue transformar tudo em arte.

Sua casa é o reflexo de seu talento. Paredes desenhadas, luminárias, quadros, arranjos florais e até mesmo o jardim com fonte e vasos foram feitos por ele. Materiais simples e um visual generoso em beleza.
Para quem se interessar pelos trabalhos de Ricardo Dias, o telefone para contato é (17) 9741-4961.