Saúde

Rio Preto registra dois casos de varíola dos macacos



Rio Preto registra dois casos de varíola dos macacos

Rio Preto confirmou nesta segunda-feira, 1° de agosto, os dois primeiros casos de varíola dos macacos - doença transmitida pelo vírus Monkeypox. As vítimas são dois homens, de 33 e 34 anos, residentes de Rio Preto, que estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

Segundo a pasta, o paciente de 33 anos começou a apresentar os sintomas dia 23 de julho. O outro homem teve início dos sintomas no dia 26 de julho. Ambos tiveram o resultado confirmado para Monkeypox no último sábado, dia 30. Não foi divulgado se eles precisaram passar por atendimento médico, nem se eles foram contaminados ao viajar para outras cidades ou países.

Com a confirmação dos dois primeiros em Rio Preto, a região contabiliza três casos positivos de varíola dos macacos. O primeiro registro do Noroeste Paulista foi de um homem de 33 anos, morador de Bady Bassitt. Segundo a prefeitura, ele apresentou os primeiros sintomas da doença após ter retornado de uma viagem à Argentina. Ele chegou a ser internado no Hospital de Base, mas por apresentar quadro clínico satisfatório recebeu alta.

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Saúde de Bady Bassitt, na última quinta-feira, 28 de julho, o paciente recebeu alta da doença. Ao todo, o Estado de São Paulo contabiliza 1.031 casos positivos de Monkeypox desde o primeiro diagnóstico, divulgado no dia 9 de junho. A única morte pela doença confirmada até agora no Brasil foi de um homem de 41 anos, que morreu na última sexta-feira, dia 29, em Belo Horizonte (MG). Em todo o País, até o momento, são 1.369 casos positivos. ( Com informações do Diário da Região)