Geral

Rotact promove cadastramento de doadores



Rotact promove cadastramento de doadores
O Rotaract Club Fernandópolis, em parceria com o Rotaract Club Ouroeste, a Fundação Pio XII de Barretos e a Diretoria Municipal de Saúde, promove, em março, campanha para cadastrar doadores de medula óssea.

O evento faz parte da busca nacional por doadores e tem como objetivo conscientizar cidadãos de Fernandópolis e região sobre a simples e eficiente ajuda ao próximo. O transplante de medula óssea é uma das técnicas que têm salvado muitas vidas e o sucesso do procedimento depende exclusivamente da boa vontade de doadores.

A pessoa interessada em se tornar doador faz um simples exame de sangue e o tipo de medula é cadastrado em uma lista nacional, parte integrante de um banco de dados sediado no Rio de Janeiro e acessível a hospitais em todo o país. Caso a medula do doador seja compatível com a de um doente, um contato é feito para que a pessoa decida ou não efetivar a doação. Atualmente, a chance de ser encontrada um tipo de medula idêntica é de uma em mil.

Segundo o presidente do Rotaract, Peterson Cristófaro, a campanha é uma meta do distrito rotário para os Rotaract Clubs e nela não serão medidos esforços para se obter êxito e conseguir o maior número possível de doadores. “Na cidade de Jales, essa campanha foi realizada no ano passado e lá conseguiram pouco mais de 4 mil possíveis doadores”, lembra Peterson.

“Nós, do Rotaract Fernandópolis, esperamos poder contar com a população em mais esse evento, que tem esse objetivo especial de tentar salvar vidas”, complementa Peterson.