Meio Ambiente

Ruínas de Rubinéia reaparecem com baixa do reservatório de Ilha Solteira



Ruínas de Rubinéia reaparecem com baixa do reservatório de Ilha Solteira
Foto: Reprodução TV Tem

Os efeitos da prolongada estiagem na região noroeste faz reaparecer as ruínas da antiga cidade de Rubinéia, submersa após a construção do reservatório da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, na década de 1970. Essa é a segunda vez que partes da antiga cidade aparecem devido à baixa no leito d'água. Na crise hídrica, registrada em 2014, também foi possível ver as colunas de concreto pertencentes à antiga estação.

Os efeitos da baixa do reservatório que está com 0% do volume útil, pode ser vista na ponte de Água Vermelha entre Ouroeste e Iturama. A maior parte dos pilares da ponte já estão fora d´água.

Segundo dados da prefeitura de Rubinéia, com a seca, o Paraná baixou aproximadamente cinco metros, o que fez com que a faixa de areia da prainha da cidade avançasse. "Com essa estiagem, o rio está baixando de 12 a 15 centímetros por dia, acreditamos que até o final deste mês ele baixe mais uns três metros, o que vai deixar as ruínas ainda mais expostas", relata Evandro Santos, secretário de Turismo de Rubineia. Entre as construções à vista estão as paredes de concreto da antiga estação ferroviária, parte de uma caixa d'água, restos de construção de casas e pedaços de árvores. "As paredes da antiga estação têm cerca de sete metros de altura e quase três deles já estão expostos.

E próximo a elas temos as ruínas de uma caixa d´água que ficava na estação e era usada para lavar os trens antes que eles retornassem para São Paulo, que também já está exposta. Estamos vendo várias partes da antiga cidade que normalmente ficam uns quatro metros embaixo da água", acrescenta o secretário. A parte da cidade revelada nessa semana estava submersa desde a década de 1970, quando ela foi desativada. Na época, devido à construção do reservatório da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, diversas construções foram inutilizadas, pois, ficavam na faixa de inundação.

Ponte de Água Vermelha no Rio Grande entre Ouroeste e Iturama: maioria dos pilares já está fora d´água, repetindo imagem registrada em 2014