Trens com 120 vagões já estão percorrendo a Ferrovia Norte-Sul na fase de comissionamento de operação do trecho São Simão (GO)-Estrela d´Oeste (SP) na chamada Malha Central , denominação dada ao trecho que administra a Ferrovia Norte-Sul. É a chamada fase de testes da ferrovia até a emissão da certificação para operação comercial.
Em nota enviada ao CIDADÃO, a concessionária Rumo informou que a fase de comissionamento de operação foi iniciada em março após a inauguração pelo presidente Jair Bolsonaro. “O comissionamento é o processo que certifica se a ferrovia está apta ao serviço regular, e conta com verificações frequentes do comportamento das linhas e seus itens de apoio. Todas as normas e cuidados ambientais são observados nesse período de testes, que se estendem até a emissão da licença de operação pelo Ibama. Após obter essa licença, a ferrovia estará apta a operar comercialmente com a movimentação de cargas”, diz a nota da Rumo encaminhada pela assessoria de imprensa.
Segundo ainda a concessionária, os testes de comissionamento já contemplam o uso dos trens de 120 vagões entre a Norte-Sul e a Malha Paulista, com destino ao Porto de Santos (SP).
No último dia 5 de julho, a página oficial do “No Trilho” no facebook, com 25 mil seguidores apaixonados por ferrovia, registrou a imagem do trem vazio da Rumo viajando pela Ferrovia Norte-Sul na passagem sobre a SP-320 - Rodovia Euclides da Cunha – entre Fernandópolis e Estrela d´Oeste, seguindo para o Estado de Goiás.
“Esta é uma nova rota ferroviária que contribuirá para o escoamento da produção do Centro-Oeste. Atualmente a operação Malha Central atende o terminal de São Simão (GO) e o terminal de Rio Verde (GO) que opera em fase de testes”, anotou o “No Trilho”. Na mesma página, publicou vídeo que registra o momento que trem vindo de São Simão (GO) estava ingressando na Malha Paulista na conexão em Estrela d´Oeste. É neste ponto que a ferrovia da Malha Paulista passará a receber, além dos trens da Ferronorte, composições da Norte-Sul.
TERMINAIS
A Rumo aponta que a Malha Central tem um papel estratégico no modal ferroviário nacional, pois permite o acesso a novos mercados e aumenta a eficiência do atendimento prestado pela concessionária aos seus clientes, agregando terminais de transbordo em novas geografias.
O primeiro terminal da Rumo na Malha Central (Ferrovia Norte-Sul) será o de São Simão e, segundo a empresa, movimentará soja, milho e farelo de soja, tendo capacidade para aproximadamente 5,5 milhões de toneladas por ano. Além deste, a empresa terá um segundo terminal em Rio Verde (GO), e um terceiro em Iturama (MG) junto com um parceiro.
“Em 2020, a concessionária investiu R$ 711 milhões em material rodante, terminais e obras de infraestrutura rodante ao longo dos 1.531 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul sob sua concessão”, diz a nota.
“Em linha com a política de ESG (práticas ambientais, sociais e de governança) da empresa, a Malha Central contribui com a sustentabilidade na matriz de transporte de carga. A partir da previsão de volume a ser transportado em seu primeiro ano de operação, a Norte-Sul será capaz de evitar a emissão de 370 mil toneladas de CO2, na comparação com a movimentação das mesmas cargas pelo modal rodoviário”, completa a nota.