Desde o início da semana, empreiteira já trabalha na limpeza da área no cruzamento da ferrovia Malha Paulista com a Estrada do Coqueiro para início da construção do primeiro viaduto de em Fernandópolis. São dois viadutos previstos no trecho que corta a cidade.
Os projetos de infraestrutura integram o caderno de obrigações pactuado entre a Rumo e o Governo Federal, o qual prevê a implantação de dispositivos para melhorar a mobilidade urbana das cidades por onde a ferrovia passa.
De acordo com o caderno de encargos assumido pela Rumo, em Fernandópolis estão previstos dois viadutos rodoviários. O primeiro a ser construído é no km 339,9 da ferrovia, Avenida Rosalvo Aderaldo/Estrada do Coqueiro contendo duas faixas rodoviária, passeio e iluminação. A obra contempla ainda duas rotatórias, adequações viárias na Avenida dos Ferroviários, que interligará as rotatórias e dará acesso ao viaduto e pavimentação de segmento na Estrada do Coqueiro.
O segundo viaduto é no km 342,4 da ferrovia, cruzamento da Rodovia Vicinal Carlos Gandolfi, contendo duas faixas rodoviárias, passeio e iluminação. A obra contempla ainda adequação viária na Vicinal Carlos Gandolfi, com implantação de duas faixas laterais à rampa de acesso ao viaduto. A Rumo não informou o valor a ser investido nas duas obras.
Questionada pela Rádio Difusora FM e CIDADÃOnet sobre o início das obras, a Rumo emitiu a seguinte nota: “A concessionária esclarece que existem pontos de cruzamentos entre a ferrovia e o perímetro urbano em Fernandópolis e, para reduzir o impacto da operação ferroviária no tráfego viário e aumentar a eficiência do transporte de cargas, iniciaremos a construção de viadutos sobre a linha férrea. As obras ocorrerão a partir da segunda quinzena de novembro, em parceria com a prefeitura. As obras durarão 10 meses, aproximadamente”.
Desde segunda-feira, a empreiteira RKR de São José do Rio Preto, começou a montar seu canteiro de obra e iniciou o processo de limpeza da área onde será construído o viaduto para transposição da ferrovia na Estrada do Coqueiro. O trabalho iniciou pela remoção de árvores e postes de energia elétrica.
Em fevereiro deste, a Rumo justificou o atraso, em nova a Rádio Difusora FM e CIDADÃOnet, pela necessidade de realização de estudos topográficos e aprofundamento dos estudos de engenharia do projeto para a definição dos respectivos prazos”. Esse aprofundamento ocorreu porque em 2022, a prefeitura pediu readequação do projeto em função da duplicação da vicinal Carlos Gandolfi.
Em Fernandópolis, a iniciativa privada construiu dois viadutos para acesso seguro a dois projetos imobiliários lançados do outro lado da ferrovia: o bairro dos Ingleses e o condomínio Villagio.
A Rumo informou que está com mais de 30 obras em execução em 17 municípios do interior paulista.