Nesta terça-feira, dia 11, seis unidades prisionais da região vão liberar 1.077 detentos para a saída temporária. A maior parte, 934 presos, sairá do Centro de Progressão Penitenciária de Rio Preto. Todos devem retornar na segunda-feira seguinte, dia 17.
Além de Rio Preto, serão liberados 50 presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Icém, 34 do CDP de Riolândia, 15 da Penitenciária de Riolândia e oito do CDP de Paulo de Faria.
Também serão beneficiadas 36 mulheres que cumprem pena no Centro de Ressocialização Feminina (CRF) de Rio Preto.
Segundo o juiz Evandro Pelarin, responsável por acompanhar as unidades prisionais da região, a liberação ocorreu após análise de comportamento dentro das unidades. A Justiça concede até cinco saídas temporárias ao longo do ano como parte do processo de reintegração social para presos do regime semiaberto que apresentem bom comportamento. Caso as regras sejam descumpridas, o detento pode regredir para o regime fechado.
O número de beneficiados pela saída temporária está sendo gradativamente reduzido, em cumprimento à nova legislação federal aprovada em 2024, que impõe restrições ao benefício. Como nem todos os presos utilizarão tornozeleiras eletrônicas para monitoramento em tempo real, a Polícia Militar da região montou um esquema especial de patrulhamento para fiscalizar os detentos.