Saúde

SAMU adota protocolo para atendimento em casos de síndromes gripais



SAMU adota protocolo para atendimento em casos de síndromes gripais

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o SAMU 192 da Regional Fernandópolis tem adotado uma série de medidas preventivas, incluindo cuidados especiais como atendimento feito em uma ambulância específica para o transporte de pacientes confirmados e com suspeita da doença.

Segundo a Secretaria de Saúde, quando for preciso acionar o SAMU, o solicitante deve sempre informar se está com sintomas gripais (tosse, febre, coriza, dor de garganta, dor no corpo, dor de cabeça e falta de ar) para que o médico regulador tome as condutas, como orientações ou envio de viatura específica e com a equipe devidamente paramentada. A secretaria informa ainda que, se for necessário o deslocamento da viatura até o local da ocorrência, o paciente e acompanhante deverão estar com máscara e aguardar as orientações da equipe.

Para evitar aglomerações e não atrapalhar o atendimento, a orientação é que deverá ficar no local da ocorrência apenas uma pessoa, que fornecerá as informações necessárias caso o paciente esteja impossibilitado e destacou que a Covid-19 é uma doença altamente contagiosa.

“Paciente com síndrome gripal em atendimento pelo SAMU, ao ser transportado para a referência, apenas levará acompanhante se for: idoso acima de 60 anos, criança até 12 anos, pessoa com necessidade especial, gestante e acamado”, informou a Secretaria de Saúde.