Saúde

Samu completa 11 anos com média de 50 atendimentos por dia



Samu completa 11 anos com média de 50 atendimentos por dia

Diariamente as cinco viaturas do Samu 192 – Serviço Móvel de Urgência – percorrem Fernandópolis e mais 12 municípios da região em operações de socorro. São mais de 50 saídas diárias para atender casos clínicos, acidentes ou até partos. “A rotina é puxada, não paramos um minuto”, diz o coordenador Adler Roberto Britto de Jesus Silva. 
A comemoração do aniversário está sendo marcada com uma série de eventos, incluindo a capacitação da população com orientações de primeiros socorros.
Inaugurado em maio de 2011, o Núcleo de Educação Permanente em Urgência – Samu 192 – Regional Fernandópolis, atende Fernandópolis e mais 12 cidades da região. Além da base central em Fernandópolis, o serviço conta com duas bases descentralizadas em Ouroeste e Estrela d´Oeste, com duas ambulâncias de suporte básico para atendimento. Em Fernandópolis, permanecem três viaturas, incluindo a de suporte avançado. 
Em meio as tragédias do dia a dia, de vez em quando uma surpresa que acalenta a alma dos socorristas. Nos últimos meses, foram dois partos dentro da viatura do Samu, o mais recente em 17 de fevereiro. “Costumamos lidar com tragédias, mas um parto representa vida e isso engrandece e é um acalento no nosso trabalho”, diz Adler.
Apesar de 11 anos de atendimentos, ainda falta conscientização da população sobre o atendimento do Samu. Por isso, na programação de aniversário, a equipe vai para a praça neste sábado a partir das 9 horas com o projeto “Conhecendo o Samu de Verdade”. 
Segundo Adler, o que melhorou muito nos últimos tempos foi a redução de trotes, após uma campanha de orientação à população. Ele recomendou ainda à população cautela com a exposição de vítimas de acidentes. “As pessoas querem filmar e postar imagens de acidentes, de pessoas sendo socorridas. Muitas vezes, as famílias ficam sabendo da notícia pelas redes sociais. As pessoas precisam se colocar no lugar da vítima e da família. Será que gostariam de serem filmados ou de tomarem conhecimento de um acidente pelas redes sociais?”, indaga. 
PROGRAMA
Durante todo esse mês de maio, o Samu desenvolve uma programação para comemorar o aniversário. “No dia 4 de maio, estivemos no Tiro de Guerra com treinamento dos Atiradores. Nesta semana, realizamos treinamento com policiais militares e neste sábado, estaremos na praça com treinamento em massa de primeiros socorros para leigos. No local também será realizada uma Blitz, a fim de ampliar as ações de divulgação do trabalho desenvolvido pelo Samu Fernandópolis”, diz Adler.
Já no dia 26, a programação seguirá na unidade do Samu Fernandópolis, às 08h, com a Semana da Enfermagem, abordando o tema “Abordagem a Surdos psicóticos”, com a participação da Dra. Márcia Vidoti. Às 13h o cabo PM Moda falará sobre “Abordagem Humanizada a tentativa de Suicídio”. No dia 27, o tema será “Atualizações em Atendimento a PCR”, às 08h e às 13h “Abordagem prática a PCR”, ambas com a participação da enfermeira Natália e Dr. Artur.
Como encerramento da Semana da Enfermagem no dia 28, às 08h, o tema da palestra será “Trauma”, com a presença do Dr. Artur Balduino, ele que também conduzirá o encontro das 13h, que vai falar sobre “Abordagem prática à vítima de Trauma”.
ATENDIMENTO SAMU
O Samu de Fernandópolis leva o nome do “Drº Theodósio Dério Semeghini”, um dos primeiros médicos de Fernandópolis.  Além de Fernandópolis, a unidade atende também os municípios de São João das Duas Pontes, Meridiano, Pedranópolis, Mira Estrela, Macedônia, Indiaporã, Ouroeste, Guarani D’Oeste, Populina, Turmalina, São João de Iracema e Estrela D’Oeste, por meio do Cisarf  - Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Fernandópolis.
O objetivo é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e UPAS - Unidades de Pronto Atendimento.
O acionamento do Samu se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.