Geral

Samu emite nota para esclarecer atendimento durante afogamento na região



Samu emite nota para esclarecer atendimento durante afogamento  na região

Nesta quinta-feira, 27, foi registrada uma ocorrência de afogamento no Rio Pádua Diniz, braço do Rio Grande, próximo a ponte da rodovia que liga Mira Estrela a Indiaporã. Um idoso de 72 anos estava pescando quando caiu no rio e acabou se afogando.

Corpo de Bombeiros e SAMU atenderam a ocorrência. Diante de acusações sobre os procedimentos na ocorrência, o gerente da Rede de Urgência e Emergência do Município de Fernandópolis, Eduardo Félix Machado, expediu nota para esclarecer o procedimento. Diante de questionamentos sobre a remoção do corpo do local, o SAMU diz que segue "os protocolos técnicos estabelecidos para atendimento em óbitos no local da ocorrência, bem como as normativas de segurança pública que regem a atuação conjunta entre SAMU, Corpo de Bombeiros e forças policiais"

Veja a nota na íntegra:

“Ocorrência em 27/02/2025 envolvendo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) O Corpo de Bombeiros acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) solicitando apoio em uma ocorrência de afogamento. Diante da gravidade da situação, foi deslocada uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para o local, composta por equipe especializada para atendimento pré -hospitalar de emergências. Ao chegar ao local, a médica intervencionista da USA identificou a presença de familiares à margem do rio, que relataram que a vítima estava submersa há aproximadamente 40 minutos. Considerando o tempo decorrido e os protocolos de suporte avançado de vida, a equipe médica permaneceu em posição de apoio enquanto o Corpo de Bombeiros realizava o resgate da vítima. Após o resgate, foi realizada a avaliação médica, que constatou o óbito no local. Conforme diretrizes técnicas e protocolos vigentes, a remoção do corpo (em óbito) não é de competência do SAMU, uma vez que, diante de um óbito confirmado, a responsabilidade pela preservação da cena e pelos trâmites legais recai sobre as forças de segurança pública. Assim, após a constatação do óbito, a equipe do Corpo de Bombeiros se retirou, permanecendo no local apenas os familiares e a equipe da USA até a chegada da Polícia Militar. A Polícia Militar, assumiu a responsabilidade pela preservação da cena, garantindo a integridade do local para os devidos procedimentos periciais. O Termo de Constatação de Óbito foi devidamente preenchido e entregue aos policiais, seguindo os protocolos estabelecidos. Com a chegada do policiamento e a efetiva garantia da preservação da cena, a equipe da USA retirou-se do local, retornando à base sem que houvesse qualquer irregularidade no atendimento prestado. Ressaltamos que todas as ações realizadas pela equipe do SAMU seguiram os protocolos técnicos estabelecidos para atendimento em óbitos no local da ocorrência, bem como as normativas de segurança pública que regem a atuação conjunta entre SAMU, Corpo de Bombeiros e forças policiais”.