Saúde

Santa Casa abre hoje Semana da Amamentação e orienta sobre mitos e verdades



Santa Casa abre hoje Semana da Amamentação e orienta sobre mitos e verdades

O dia mundial da amamentação é comemorado em 1 de agosto, mas desde 1992, a Unicef adotou a semana mundial da amamentação entre os dias 1 e 7 para intensificar a conscientização sobre a amamentação. A ação faz parte do Agosto Dourado.

A Santa Casa de Fernandópolis realiza entre hoje, 2, e sexta-feira, 6, a Semana da Amamentação  com transmissões diárias e gratuitas pela página do hospital no Facebook partir das 19h30 com foco na orientação e conscientização das mães sobre mitos e verdades da amamentação, a equipe buscará reforçar as dicas sobre os cuidados que devem ser tomados quanto à forma correta de amamentar. A programação foi preparada pelo GTH – Grupo de Trabalho de Humanização.

Na abertura da programação nesta segunda-feira, 2, acontecerá o webinar “A Amamentação para o Pediatra”, a ser ministrada por Vitor Mantovani Martin, médico residente em Pediatria, e participação especial de médicos de diversas outras especialidades. Já na terça-feira, dia 3, serão duas apresentações: “Amamentação: desenvolvimento das funções orais”, pela odontologista Raisa Mendonça Barros Vicente; e “A alimentação materna e seus benefícios ao bebê quanto a área de otorrinolaringologia”, a ser apresentada pelo otorrinolaringologista Jurandy Marcelo Silva Pessuto.

Na quarta-feira, dia 4, a psicóloga Larissa Semenzato apresentará sobre os “Aspectos emocionais da Amamentação” e na quinta-feira, dia 5, as enfermeiras Márcia Samartino e Camila Fernandes vão abordar sobre o “Aleitamento materno e vacinas”. 

Encerrando a semana, na sexta-feira, dia 6, as fonoaudiólogas Milene Fonseca e Livia Martins Del Grossi vão discorrer sobre “A Atuação da Fonoaudiologia no apoio à amamentação na maternidade”.

A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê. Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração. O leite materno é um alimento completo. Ele é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite e funciona como uma vacina, pois é rico em anticorpos, protegendo a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias, alergias, diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

 

TRANSMISSÃO

Data: 2/08 a 6/08 

Horário: 19h 30m

Acesso: Página da Santa Casa no Facebook e YouTube (@scfernandopolis)

Link: www.facebook.com/scfernandopolis