Saúde

Santa Casa abre unidade para atendimento de síndromes gripais



Santa Casa abre unidade para atendimento de síndromes gripais

Desde a incidência dos primeiros casos do novo coronavirus (Covid-19) no Brasil, a Santa Casa Fernandópolis, por meio de sua administração, estabeleceu um comitê de gerenciamento e vem implementando diversas ações para o enfrentamento da doença.

Prevendo as necessidades de atendimento, com a possibilidade de alto fluxo de atendimento de casos suspeitos e/ou confirmados, o Hospital iniciou uma força-tarefa, com a finalidade de transformar uma de suas unidades em uma área específica para atendimento aos pacientes que apresentarem sintomas gripais.

Considerando a localização estratégica o comitê decidiu pela utilização da Unidade II, que apresentava a possibilidade de criar uma porta para acesso externo. Com doações da população, recursos e mão de obra própria, a Santa Casa Fernandópolis, deu início às obras no dia 16, com a abertura de acesso, adequação dos quartos e salas, recuperação de eventuais falhas e desgastes, bem como a pintura das paredes e adequações necessárias.

Além das ações na instalação física, foram estabelecidos fluxos e protocolos internos, além da sistematização do plano de contingenciamento com três etapas e realização de treinamentos com diversas equipes do Hospital.

A Unidade de Atendimento a Síndromes Gripais”, como está sendo denominada, assistirá aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do encaminhamento a partir de outras unidades das redes municipais de atendimento dos 13 municípios da região, além de planos de saúde conveniados à Santa Casa e particulares.

O setor contará com áreas de recepção, triagem, consultório, observação, observação infantil, farmácia, posto de enfermagem, salas de emergência, paramentação e desparamentação. Inicialmente, a unidade contará com nove quartos.

APOIO

Outras instituições também têm apoiado a Santa Casa Fernandópolis nas ações preventivas, como o caso da Prefeitura Municipal de Fernandópolis, que disponibilizou mão de obra para mudança dos pacientes entre as unidades do hospital, bem como para auxiliar o departamento de Manutenção da Santa Casa no reparo e pintura de estrutura, além do empréstimo de alguns equipamentos e locação de tenda para recepcionar a população.

A Unimed Fernandópolis também vai colaborar, fornecendo equipe médica e assistencial, disponibilizando insumos, materiais e testes, além de apoiar continuamente o Hospital desde a formação do comitê que gerencia o enfrentamento ao Covid-19 na Santa Casa.

SOLIDARIEDADE

SOLIDARIEDADE

A solidariedade tem se expressado neste momento de tamanha importância para o mundo. O apoio da comunidade nas ações de enfrentamento ao novo coronavirus estão sendo essenciais para a compra de materiais utilizados na reforma e adequação da unidade e na compra de materiais e insumos. 

CAMPANHA

A população tem colaborado por meio da campanha intitulada “Vakinha do Bem”, fazendo doações em alimentos, materiais, depósito bancário e por meio de uma vaquinha virtual.

Para participar, basta fazer a doações de qualquer valor por meio de transferência bancária ou depósito em favor da Irmandade Santa Casa de Fernandópolis, CNPJ 47.844.287/0001-08, na agência 6778-4, conta corrente 8365-8 do Banco do Brasil.

Outra forma de colaborar é por meio de doações on-line, com pagamento no cartão de crédito, débito ou boleto bancário, acessando o endereço http://vaka.me/950649 ou http://www.santacasafernandopolis.com.br/vakinha, onde também é possível acompanhar o desenvolvimento da campanha.