Saúde

Santa Casa adquire novo aparelho de raio-X



Santa Casa adquire novo aparelho de raio-X
Aparelho, que custou R$ 85,7 mil, deverá chegar e ser instalado no hospital em até 90 dias



A Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis, dando continuidade ao programa de atualização de equipamentos e modernização da estrutura do hospital, adquiriu um novo aparelho de raio-X para o setor de imagem. O conjunto radiológico Multix B, da Siemens, custou R$ 85,7 mil e deverá chegar à Santa Casa em aproximadamente 90 dias.



Segundo dados do SAME (Serviço de Arquivo Médico e Estatístico) da Santa Casa, o hospital realiza mensalmente uma média de 2.600 exames de raio-X, sendo cerca de 1.500 pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A Santa Casa possui, atualmente, dois aparelhos no setor. Com a chegada do novo, um aparelho de raio-X antigo será desativado, dando lugar à modernidade do novo equipamento.



O conjunto radiológico Multix B é um aparelho de radiologia voltado para atendimento geral. O equipamento permite realizar exames de crânio, tórax, coluna, abdômen e extremidades com o paciente em diversas posições. Com o aparelho, os pacientes podem ser examinados em macas e em exposições laterais na própria mesa. A mesa possui display digital e teclado de membrana para livre seleção de parâmetros radiográficos. O aparelho é do tipo solo-mesa, ou seja, apoiado somente no chão e não no teto ou nas paredes, facilitando limpeza e instalação, além de tornar mais simples sua operação. O gerador de raios-X fica embutido embaixo da mesa de exames, estabelecendo um novo padrão em economia de espaço e design. Trata-se do primeiro equipamento médico produzido no Brasil a receber uma certificação de conformidade da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).



Mundialmente produzido pela Siemens, no Brasil o conjunto radiológico Multix B é produzido pela SAWAE Tecnologia e distribuído pela Siemens Ltda. O equipamento é exportado para países da América Latina como Venezuela, Chile, México e Equador e para países da África.