Saúde

Santa Casa de Fernandópolis anuncia reabertura de leitos para pacientes com Covid-19



Santa Casa de Fernandópolis anuncia reabertura de leitos para pacientes com Covid-19

Por meio de uma nota oficial publicado em suas redes sociais na noite de ontem, 27, a Santa Casa de Fernandópolis anunciou que após o protocolo de ofícios solicitando o credenciamento de leitos de covid ao Estado na semana passada, foram autorizados a abertura de 5 leitos de enfermaria e 3 leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva.

Segundo a nota, no momento o hospital possui 6 pacientes internados, sendo 5 ocupando as enfermarias e um utilizando a UTI. “Lembramos que todos os 6 estão sendo custeados com recursos próprios e acima da capacidade, se considerarmos outras internações, a superlotação do Pronto Socorro e a falta do credenciamento efetivo, já que aguardamos a formalização oficial”, diz a nota.

Nos últimos dias a Santa Casa estava com mais de 100 colaboradores e médicos afastados por covid-19, número que representa 1/3 da força assistencial, o que faz o hospital operar de maneira reduzida. “Reforçamos que a Saúde Pública é de responsabilidade do poder público, ou seja, do governo federal, estadual e municipal. Por sermos uma instituição privada, somos mera prestadora de serviços do Sistema Único de Saúde”, destaca a publicação.

Por meio da nota, a instituição também agradeceu o apoio das autoridades para a efetivação do credenciamento. “Por fim, agradecemos o empenho do Presidente da Câmara Municipal, Gustavo Pinato, do vereador Murilo Jacob, do Prefeito André Pessuto e da Diretora do Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto, Silvia Forti, pela atuação junto ao Estado para o credenciamento dos leitos que serão instalados. Agradecemos, também, todos aqueles que atuam e operam para o bom funcionamento e cumprimento da Saúde Pública em nosso país”, finaliza a nota.