Saúde

Santa Casa de Fernandópolis é a única da região a receber a certificação ‘Covid Free’



Santa Casa de Fernandópolis é a única da região a receber a certificação ‘Covid Free’

Na manhã de hoje, 21, o administrador da Santa Casa de Fernandópolis, Marcus Chaer convidou a imprensa para anunciar que o hospital foi a primeira Santa Casa do noroeste paulista, e um dos poucos hospitais do país, a receber a certificação ‘Covid Free’ de reconhecimento pelas boas práticas na prevenção e enfrentamento à pandemia de coronavírus.

A certificado atesta que a Santa Casa segue os padrões nacionais e internacionais com prioridade ao ambiente seguro na assistência aos pacientes com Covid-19 e aos colaboradores do complexo hospitalar. O selo foi desenvolvido para ajudar o hospital a manter e criar um ambiente seguro para seus funcionários e clientes.

Para receber a certificação, o hospital passou por uma avaliação, aonde foram analisados 99 itens, de diversas áreas do hospital que vão desde o distanciamento físico, higiene e limpeza, até a comunicação e o estabelecimento de planos de contingência e emergência. A avaliação da Santa Casa de Fernandópolis foi de 89,11% de aproveitamento, com base em referências científicas mundiais adaptadas à realidade brasileira.

Segundo Marcus, de acordo com os resultados, a Santa Casa de Fernandópolis proporciona um ambiente seguro para os colaboradores e pacientes desempenhando uma forte atuação no enfrentamento ao coronavírus. “A certificação é garantia e sinônimo de tranquilidade para quem frequenta a unidade, e se tratando de uma instituição que atende ao SUS – Sistema Único de Saúde -, essa conquista tem um peso ainda maior, visto os cenários de escassez aguda de suprimentos essenciais, tais como equipamentos de proteção individual, kits diagnósticos e outros insumos”, destaca o administrador.

O hospital já possui outras certificações importantes, como o selo ‘Empresa Verde’, ‘Jovem Aprendiz’, ‘Empresa amiga do aprendiz’, ‘São Paulo Amigo do Idoso’ e o ‘Hospital de Ensino’.

Apenas dois hospitais da região conquistaram esse selo, o Hospital de Base e o Hospital Austa, ambos de São José do Rio Preto.