Saúde

Santa Casa de Fernandópolis faz captação de órgãos para transplantes



Santa Casa de Fernandópolis faz captação de órgãos para transplantes
Equipes realizam captação de órgãos doados no Centro Cirúrgico da Santa Casa Fernandópolis.

Um gesto de amor ao próximo e solidariedade foi intermediado pelos profissionais da Santa Casa Fernandópolis neste final de semana, com a realização de uma captação de múltiplos órgãos para transplante. O procedimento realizado na madrugada do último domingo, dia 26, durou 2h30 e contou com profissionais do Hospital de Base de São José do Rio Preto.

Foram captadas as córneas, rins e o fígado de um homem de 55 anos. O processo envolveu a atuação de profissionais de diversas especialidades e de diversos setores, como os membros da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e do Centro Cirúrgico.

A morte encefálica do paciente foi constatada após a execução de um rigoroso protocolo, que prevê a realização de exames clínicos e complementares para confirmar se há ou não atividades cerebrais no paciente. Somente após esse processo, e com autorização da família, é que as equipes de captação puderam atuar.

COMO SER DOADOR?

No Brasil, para ser doador de órgãos e tecidos, não é necessário deixar nada por escrito; basta avisar sua família, dizendo: “Quero ser doador de órgãos”. A doação de órgãos e tecidos só acontece após a autorização familiar documentada. Quando a pessoa não avisa, a família fica em dúvida. Para tirar dúvidas sobre o processo de doação ou assumir publicamente seu desejo de ser um doador, basta acessar o site www.abto.org.br, da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos.

Equipe responsável pela captação de órgãos: enfermeiras Gabriela Duran (à esquerda) e Camila Ferreira (à direita), da Santa Casa e o enfermeiro James Luz (centro), da Organização de Procura de Órgãos.