Saúde

Santa Casa de Fernandópolis faz prestação de contas de doações recebidas das Prefeituras



Santa Casa de Fernandópolis faz prestação de contas de doações recebidas das Prefeituras

A Santa Casa Fernandópolis divulgou no final da manhã de hoje, uma prestação de contas das doações recebidas das prefeituras de Fernandópolis e região por meio da celebração de termos de fomento ou colaboração e estabelecimento de planos de trabalho.

Desde o início da pandemia a Santa Casa recebeu pacientes de toda a região, sendo referência no atendimento contra a Covid-19, abrangendo diretamente 13 municípios da região de Fernandópolis, que somados correspondem a 117 mil habitantes. De abril de 2020 a março de 2021, a Santa Casa registrou a internação de 640 pacientes acometidos pelo vírus.

De acordo com as informações divulgadas hoje pela instituição, a Santa Casa sofre com a alta no atendimento de pacientes graves, além da defasagem dos valores pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que não cobrem os gastos com medicamentos e materiais utilizados pela Santa Casa na assistência aos pacientes.

Em março deste ano, apenas a unidade dedicada ao atendimento de pacientes da Covid-19 teve um custo operacional de aproximadamente 30% do custo total da instituição, desembolsando cerca de R$ 1 milhão, enquanto o repassado pelo SUS para manutenção do atendimento cobriu apenas 56% desse valor.

Mesmo com a abrangência do atendimento para toda microrregião, apenas as prefeituras de Fernandópolis, Guarani D’ Oeste, Indiaporã, Meridiano, Mira Estrela e São João das Duas Pontes auxiliaram de alguma forma.

As documentações referentes aos planos de trabalho e prestações de contas dos recursos recebidos pela Santa Casa Fernandópolis são disponibilizadas, conforme a legislação, para acesso público, por meio da página da transparência.