Saúde

Santa Casa diz que repasses de recursos não cobrem gastos de leitos de Covid



Santa Casa diz que repasses de recursos não cobrem gastos de leitos de Covid

A Santa Casa de Fernandópolis usou as redes sociais na tarde desta terça-feira, 27, para expor a gravidade do desequilíbrio orçamentário entre o custo dos leitos para Covid-19 e o valor repassado pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

Segundo dados divulgados pelo hospital, enquanto os leitos de Covid-19 disponíveis ao SUS correspondem a 82% dos leitos existentes, o valor pago corresponde apenas a 56% do custo total, valores referentes ao mês de março deste ano, o que gera desequilíbrio nas contas. O custo de manutenção dos leitos passa de R$ 1 milhão e o valor repassado pelo SUS não chega a R$ 600 mil, mostra gráfico.

“Os recursos repassados não são suficientes para cobrir todos os gastos, que acabam sendo cobertos por recursos próprios do Hospital”, diz a nota da Santa Casa.

Nesta terça-feira, a Santa Casa registrava a ocupação de 17 pacientes em leitos de UTI por conta da Covid-19, sendo 15 na Unidade de Atendimento a Síndromes Gripais  e dois na UTI Geral, fora do período de contaminação. Na Enfermaria, quatro pessoas internadas, três com suspeita da doença e apenas um confirmado

Na Unidade Covid-19 Fernandópolis mantida pelo município, estavam internados cinco pacientes em enfermaria e quatro em leitos de UTI.