As reclamações de moradores da cidade, com planos de saúde, sobre a demora no atendimento no serviço de pronto-atendimento e emergência, levou a Santa Casa de Fernandópolis a emitir uma nota de esclarecimento nesta quarta-feira, 8.
Segundo o hospital, “devido aos contínuos desafios de saúde pública, incluindo o aumento de casos de dengue e a crescente incidência de infecções por vírus respiratórios, estamos enfrentando um aumento no número de atendimentos, resultando em tempos de espera acima do normal em nossos serviços de emergência e pronto-atendimento. Atualmente, atendemos uma média de 110 pacientes por dia em convênios/particulares, sem considerar os outros atendimentos”. O hospital divulgou horários de pico de atendimento e onde a procura é menor:
6h às 8h: baixo fluxo;
8h às 10h: médio fluxo;
10h às 19h: aumento excessivo do fluxo;
20h às 22h: diminuição do fluxo;
22h às 6h: baixo fluxo.
Segundo ainda a nota, “três médicos de plantão compõem nossas equipes de pronto atendimento para convênios/particular, além dos profissionais do SUS, para atender à demanda”. E acrescenta: “a Santa Casa segue uma escala internacional de classificação de risco e outras legislações relevantes, que podem influenciar a ordem e o tempo de atendimento conforme a gravidade dos casos”.
Por fim, o hospital orienta medidas preventivas para combater a disseminação de doenças: “eliminem regularmente os recipientes que possam acumular água parada nos quintais, contribuindo para a prevenção da dengue; mantenham uma higiene adequada, lavando as mãos frequentemente, para evitar infecções por vírus respiratórios”.
“Reconhecemos os inconvenientes causados pelos altos volumes de atendimentos nos horários de pico e estamos empenhados em adotar todas as medidas possíveis para melhorar essa situação”, finaliza a nota.