Saúde

Santa Casa fala em aumento do fluxo para justificar demora no atendimento



Santa Casa fala em aumento do fluxo  para justificar demora no atendimento

As reclamações de moradores da cidade, com planos de saúde, sobre a demora no atendimento no serviço de pronto-atendimento e emergência, levou a Santa Casa de Fernandópolis a emitir uma nota de esclarecimento nesta quarta-feira, 8.

Segundo o hospital, “devido aos contínuos desafios de saúde pública, incluindo o aumento de casos de dengue e a crescente incidência de infecções por vírus respiratórios, estamos enfrentando um aumento no número de atendimentos, resultando em tempos de espera acima do normal em nossos serviços de emergência e pronto-atendimento. Atualmente, atendemos uma média de 110 pacientes por dia em convênios/particulares, sem considerar os outros atendimentos”. O hospital divulgou horários de pico de atendimento e onde a procura é menor: 

6h às 8h: baixo fluxo;
8h às 10h: médio fluxo;
10h às 19h: aumento excessivo do fluxo;
20h às 22h: diminuição do fluxo;
22h às 6h: baixo fluxo.

Segundo ainda a nota, “três médicos de plantão compõem nossas equipes de pronto atendimento para convênios/particular, além dos profissionais do SUS, para atender à demanda”. E acrescenta: “a Santa Casa segue uma escala internacional de classificação de risco e outras legislações relevantes, que podem influenciar a ordem e o tempo de atendimento conforme a gravidade dos casos”.

Por fim, o hospital orienta medidas preventivas  para combater a disseminação de doenças: “eliminem regularmente os recipientes que possam acumular água parada nos quintais, contribuindo para a prevenção da dengue; mantenham uma higiene adequada, lavando as mãos frequentemente, para evitar infecções por vírus respiratórios”.

“Reconhecemos os inconvenientes causados pelos altos volumes de atendimentos nos horários de pico e estamos empenhados em adotar todas as medidas possíveis para melhorar essa situação”, finaliza a nota.