Geral

Santa Casa faz lançamento de associação de voluntários



Uma reunião na última segunda-feira, dia 24 de setembro, marcou a formação da Associação de Voluntários da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis. Várias pessoas já trabalhavam no hospital voluntariamente, mas a partir de agora, a associação vai organizar as atividades e propor novas ações para quem queira ajudar na melhoria dos serviços do hospital.
O evento aconteceu no Teatro Municipal Merciol Viscardi e contou com uma palestra sobre voluntariado com Maria José Ferreira Barbour, gerente do SENAC de Catanduva, que participou do bate-papo em Fernandópolis por meio de uma parceria com o SENAC de Votuporanga. Após a explanação de Maria José, os presentes puderam dar sugestões de projetos para a Santa Casa e fizeram a inscrição para participar da associação.
Neste primeiro contato, 18 pessoas já se ofereceram para desenvolver algum tipo de trabalho no hospital. “Mais ainda estamos recebendo telefonemas de pessoas que não puderam ir à reunião, mas querem participar. Estamos recebendo essas pessoas com muito carinho e colhendo os dados tão logo entrem em contato conosco”, disse Roseli Dias Zanelli, encarregada do departamento de Recursos Humanos da Santa Casa e a representante no hospital na formação da associação. O telefone para quem quiser integrar a associação de voluntários é o (17) 3465 6122, com Roseli.
Dentre os projetos que já estão sendo desenvolvidos na Santa Casa, estão o entretenimento dos pacientes com música clássica (proporcionada por duas violinistas voluntárias), o projeto Beleza Solidária (por meio do qual profissionais fazem cortes de cabelo e cuidam a aparência de pacientes e acompanhantes), o Partilha do Pão (doações de pães à Santa Casa por um grupo de voluntários) e o projeto Dose de Leitura, por meio do qual voluntários distribuem livros e revistas para que os pacientes e acompanhantes possam ler durante o dia. “O objetivo é ampliar o projeto Dose de Leitura, buscando pessoas que, além de distribuir os livros, possam ler um pouco para os pacientes, especialmente na pediatria”, explica Roseli Zanelli.
Outras ações que estão nos planos da associação envolvem o auxílio para pacientes nos horários de alimentação, orientação dentro do hospital (direcionando as pessoas para os setores para onde queiram ir) e até mesmo a simples companhia para aqueles pacientes que ficam muito sós. O grupo também pretende fazer promoções e eventos como chás beneficentes, bazares e vendas de pizzas para captação de recursos financeiros para a Santa Casa.
Wandalice Renesto, viúva de Waldomiro Renesto, ícone da sociedade fernandopolense que faleceu recentemente, esteve na reunião de fundação da associação e salienta a importância desta ação. “Quando meu marido estava doente, nós ficamos dias na Santa Casa e a equipe toda nos atendeu muito bem, com muito carinho, muita atenção. Eu vi a dedicação das pessoas e acho que se cada um de nós der um pouco do nosso esforço, do nosso tempo, a Santa Casa logo supre suas dificuldades. Além de recursos, a Santa Casa precisa da presença do fernandopolense. Que a gente peque pela ação e nunca pela omissão”, disse Wandalice.